Home SeçõesDestaques Leitura do QR Code Padrão GS1 leva o consumidor a um universo de informações

Leitura do QR Code Padrão GS1 leva o consumidor a um universo de informações

De Redação SuperHiper
0 Comente

Nova forma de identificar produtos chega para transformar a rotina dos clientes e das empresas supermercadistas

Uma nova forma de identificar produtos no varejo chega para transformar a rotina dos consumidores e dos processos de todas as empresas da cadeia do abastecimento. O estande da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil na APAS SHOW 2024 e seus integradores parceiros mostra como a leitura do QR Code Padrão GS1 pelo smartphone leva o consumidor a um universo de informações sobre os produtos como procedência dos ingredientes, aplicações de embalagem estendida, informações nutricionais e alergênicas e outras.

Sob o conceito de “Um único código, várias possibilidades” o estande da associação foi projetado para mostrar o que a tecnologia avançada pode proporcionar de inovação e automação. Para isso, em um espaço de 185 metros quadrados no pavilhão branco a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil terá sete parceiros de tecnologia para demonstrar como o QR Code estampado nas embalagens conecta o consumidor às informações do fabricante, além de promover agilidade e redução de custos para os supermercados, varejo em geral, distribuidores, atacadistas e operadores logísticos.

Para o presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, “o QR Code padrão GS1 abre um novo patamar de possibilidades e inicia uma nova era na automação”. “Estamos vivendo uma transição do código de barras que significa muito mais produtividade e segurança ao consumidor, que passa a ter mais garantias da autenticidade dos produtos e melhor experiência de compra”. Oliveira completa com a opinião de que o mundo todo presencia uma revolução tecnológica que possibilita à indústria e ao varejo – físico ou digital – simplificar processos, melhorar gestão e controle de estoques, monitorar a data de validade e prevenir perdas.

Ao chegar ao estande, o visitante encontra demonstrações dessa inovação em um painel com projeção 3D com imagens em realidade aumentada de soluções que usam o QR Code padrão GS1 na identificação de embalagens. Outro painel demonstra a verificação de procedência de produtos – uma solução de segurança do consumidor chamada Verified by GS1. Trata-se de um recurso que mostra a importância da qualidade das informações nos sistemas de automação para auxiliar varejistas e fornecedores a capturar e a cadastrar as informações corretas sobre as mercadorias, o que confere mais qualidade à base de dados. O correto tratamento dos dados define erros e acertos estratégicos nas tomadas de decisão em todos os setores da economia.

Há também uma área que simula gôndolas e checkout de supermercados para demonstração de soluções com QR Code e inteligência artificial. Nesse setor, são apresentados produtos que já adotaram o QR Code padrão GS1 em suas embalagens para ações sustentáveis e interação com o consumidor. As soluções contam com a parceria das empresas de tecnologia GIC, Toshiba Global Commerce Solutions, Antilhas, Compex, IMendes, Neogrid e Grupo Bic Data.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.