Maior supermercadista americana aposta em tecnologia para acelerar inovação e aumentar eficiência operacional
Por Renato Müller
A rede americana de supermercados Kroger está acelerando seus investimentos em Inteligência Artificial e data analytics, como parte de um esforço para melhorar a experiência dos consumidores e dos colaboradores, personalizar o relacionamento com os clientes e aumentar a rentabilidade do negócio.
A iniciativa, segundo a direção da companhia, pretende impulsionar o crescimento da empresa, que, nos últimos 12 meses, teve uma expansão de 3,5% em suas vendas e navega em um ambiente econômico desafiador, com inflação elevada, juros crescentes e diminuição dos incentivos governamentais dados durante a pandemia.
Para crescer, a Kroger tem apostado nos dados para identificar oportunidades de realizar ofertas e promoções personalizadas e entregar mais valor para os clientes. “Nossas ações de marketing estão cada vez mais focadas em personalizar as ofertas, para ajudar os clientes a aproveitar melhor o orçamento mensal”, afirma Gary Millerchip, Chief Financial Officer da varejista.
Com avanços em Inteligência Artificial, incluindo AI Generativa e algoritmos de busca, a empresa tem melhorado a eficiência das buscas online e da substituição de produtos em caso de ruptura, além de simplificar a experiência digital com recomendações mais precisas e otimizar a operação das lojas com o produto certo no local certo.
“Com o uso de IA, o negócio como um todo ganha mais agilidade e podemos reagir mais rápido ao feedback dos clientes, além de transmitir esses aprendizados à experiência do consumidor como um todo”, analisa o CEO da Kroger, Rodney McMullin.
Segundo o executivo, o uso de algoritmos também tem otimizado as operações de loja, aumentando a eficiência de tarefas do dia a dia, reduzindo o número de rupturas e melhorando a gestão dos estoques, ao mesmo tempo em que diminui as despesas operacionais.