Início » Seção » Kellanova amplia capacidade produtiva no Brasil para atender à crescente demanda

Kellanova amplia capacidade produtiva no Brasil para atender à crescente demanda

Inauguração dos investimento em seu complexo fabril de São Lourenço do Oeste (SC) contou com a presença de executivos, autoridades locais e federações parceiras

De Redação SuperHiper
0 Comentários

A Kellanova celebrou na última terça-feira, 16, mais um marco de sua trajetória no Brasil, com a inauguração de investimentos estratégicos em seu complexo fabril de São Lourenço do Oeste (SC), que é o maior da companhia na América Latina e um dos três maiores do mundo. Os aportes reforçam a ampliação da capacidade produtiva, consolidando a região como centro estratégico para o crescimento do negócio no país.

Entre 2023 e 2026, a companhia destinará mais de R$ 600 milhões à modernização de processos, tecnologia e infraestrutura em suas linhas de produção, contemplando os mais de 100 produtos do portfólio no Brasil. Somente neste ciclo, serão R$ 360 milhões voltados à expansão da capacidade produtiva.

“A conclusão de projetos relevantes, fruto destes investimentos, reforçam nosso posicionamento no país e refletem o papel estratégico do Brasil dentro da nossa agenda global. O desenvolvimento, a evolução que nós temos tido nos últimos seis anos fala não somente dessa ambição que nós temos como negócio, mas dessa crença forte em um Brasil que tem boa demanda, em um Brasil que tem as melhores pessoas que nos ajudam a construir o talento correto para desenvolver o negócio. Porque além das máquinas, além da tecnologia, são as pessoas que estão aqui que fazem a diferença. São as pessoas que estão aqui, não somente nossos colaboradores. Hoje, aqui no Brasil, temos mais de 3.500 colaboradores trabalhando, seja na planta, seja na rua, na estrada, levando nossos produtos, Pringles, Sucrilhos, Minueto, a todas e cada uma das lojas no Brasil, em todos os estados. Mas o mais importante é o talento”, declarou o country manager da Kellanova no Brasil, Alberto Raich, durante a cerimônia de inauguração.

O avanço na produção impulsionou também a necessidade de ganhos logísticos, resultando na construção de um novo Centro de Distribuição em São Lourenço do Oeste. O moderno espaço ocupa 110.000 m², com 7.000 m² de área construída, 12.000 posições de drive-in, 3.000 posições porta-pallets, 12 docas de expedição e um pátio com capacidade para 40 carretas — cerca de 800 movimentações mensais. Para otimizar a logística, foi construído um rodoanel viário com acesso direto à fábrica, eliminando o tráfego diário de 35 carretas nas vias públicas e contribuindo para a redução de 364 kg de CO₂ por dia, totalizando 8.736 kg por mês e 100.464 kg por ano.

“Este novo Centro de Distribuição é uma consequência natural do nosso crescimento produtivo. Ele fortalece nossa operação, garantindo escalabilidade e eficiência na distribuição em todo o território nacional”, destaca Alberto Raich.

A gestão logística também foi aprimorada com informações em tempo real, em parceria com a Trouw, permitindo previsões de entrega precisas e maior eficiência nas rotas, resultando em entregas mais rápidas e aumento na produtividade dos veículos. Além disso, a agilidade operacional, somada aos investimentos em infraestrutura, reforça o compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento da marca no mercado.

Foto: Divulgação/Kellanova

“Assim como Alberto, eu também estou emocionado. Hoje é um dia de celebração, celebração importante, um legado está sendo entregue hoje. Dia não só de celebrar o crescimento da nossa capacidade fabril, mas também do lançamento do nosso novo centro de distribuição. Liza, é assim que ele foi batizado. Liza foi minuciosa e detalhadamente pensada para ajudar a nossa operação crescer exponencialmente. Foi feito com 100% de capital local. Capital humano, capital financeiro e com muita e muita dedicação. Vale a pena dizer que está a seis quilômetros aqui de São Lourenço do Oeste, usando o anel viário aqui”, declarou o diretor de costumer service e logística da Kellanova, Daniel Augusto.

O novo centro logístico possui oito mil metros quadrados, 12 docas, está em uma área de 110 mil metros quadrados, conta com 12 mil posições porta-palettes, 100% no sistema H&B, e potencial para chegar a 20 mil posições palettes, se esse sistema se mantiver. O parque de estacionamento comporta até 40 carretas, o que possibilita a retirada de circulação desses veículos da cidade. “Liza não nasceu só no centro de distribuição. Liza nasceu junto com uma torre de controle, que permite os nossos talentos acompanhar 100% nas nossas entregas, a tempo e em linha. O que nos permite maximizar o uso dos caminhões, também retirando caminhões de circulação, e poder antecipar as questões que acontecem no dia a dia e avisar os nossos clientes das nossas entregas”, complementa Daniel.

Um dos grandes destaques apresentados durante o evento foi o novo sistema de carregamento e descarregamento de caminhões que em poucos minutos, é capaz de realizar todo esse processo. “Liza nasce com a primeira doca de carregamento expressa do Brasil. Uma tecnologia que a gente desenvolveu junto a Capo Tecnologias, que permite que 100% dos paletes de uma carreta sejam retiradas ao mesmo tempo. É a primeira do Brasil. E eu vou dar um spoiler. Na primeira reunião global, muito provavelmente, essa tecnologia vai ser exportada para Kellanova em todos os lugares”, finaliza Daniel.

Desde a aquisição da Parati, em 2016, e o início da produção local de Pringles em 2019, a companhia vem crescendo de forma consistente. A produção do icônico snack quintuplicou em seis anos no Brasil, acompanhada da expansão comercial para novas regiões, como o Nordeste, em 2024.

Os investimentos anunciados pela Kellanova em São Lourenço do Oeste (SC), para fortalecer o segmento logístico e a conexão com a cadeia de suprimentos em nível nacional, foram celebrados durante uma importante cerimônia, com convidados especiais, incluindo governo estadual, municipal e federações parceiras.

Leia Também