Por Redação SuperHiper
O “São João” tem um sabor ainda mais especial para quem vive ou visita o Nordeste durante o mês de junho. Pensando nisso, varejistas locais – como os grupos Jomart, Novo Atacarejo e Pinheiro – lançam mão de ações diversas repletas de música, dança e muita comida para celebrar a sazonalidade, agradar os clientes e, claro, ampliar as vendas no período.
Jomart
Para celebrar o mês tradicionalmente marcado pelas festas juninas, o Jomart Atacarejo, em Arapiraca (AL), deu início a uma programação especial com apresentações culturais gratuitas, abertas ao público. Desde sábado (7), o “Palco da Economia”, montado no estacionamento da loja, recebe atrações como trios pé de serra, quadrilhas juninas, coco de roda, xaxado e shows com artistas locais. As atividades seguem até o fim do mês, integrando cultura e lazer à rotina de compras dos clientes.
A programação ocorre aos sábados pela manhã, com apresentações que começam às 8h e seguem até o meio-dia, além de ações musicais em dias úteis dentro da unidade. Entre os destaques está o “Arraiá do Vieira Distribuidor”, que vai acontecer no dia 27 de junho, com trio pé de serra, quadrilha, degustações e uma campanha promocional com distribuição de brindes.
O objetivo da ação é valorizar as tradições populares, oferecendo um ambiente acolhedor e festivo para clientes, colaboradores e moradores da região. A iniciativa reforça o papel do varejo como agente cultural e de entretenimento, especialmente em datas de forte apelo regional como o São João.
Novo Atacarejo
A procura por itens do período junino está aquecendo as vendas do Novo Atacarejo, que já reforçou o estoque com mais de três mil itens sazonais para abastecer pequenos estabelecimentos, famílias e empreendedores que geram renda produzindo alimentos. Entre os produtos mais procurados estão ingredientes para o preparo de pratos típicos como canjica, pamonha e bolos, além de bebidas e carnes.
“Além de marcas nacionais, valorizamos as empresas regionais para fortalecer a economia local”, disse a gerente de marketing do Novo Atacarejo, Jéssica Almeida. Ela informou que, além do foco nos produtos locais e negociação com fornecedores para baixar os preços e garantir os produtos, outra medida foi lançar na mídia a campanha “São João Estourado”, estrelada pelo cantor Petrúcio Amorim e a jornalista Meiry Lanunce. A ação envolve divulgação em televisão, redes sociais, rádio e outdoor.
Também fazem parte das estratégias de vendas ações promocionais para os pequenos comerciantes que se preparam para os festejos juninos. Nas lojas de Dois Irmãos (bairro da capital pernambucana, Recife), Caruaru (PE) e de Arcoverde (PE) está havendo programação musical para criar clima junino e animar os clientes.
Os clientes têm à disposição uma variedade de mercadorias regionais, que envolve produtos, como massas prontas para bolos, canjiquinha, coco seco, milho para pipoca, mungunzá e amendoim torrado, além de salsichão, charque, espetinhos e queijos. Também está acontecendo a venda do milho na palha, na semana dos festejos. Foi ampliado ainda o estoque de bebidas destiladas, especialmente uísque e cachaça, assim como o vinho, o rum e o conhaque. Outro reforço envolve as embalagens para os barraqueiros que atendem aos grandes polos, como Caruaru e Arcoverde.
Todas as padarias das lojas também entraram no clima e estão produzindo diariamente bolos típicos e salgados, inclusive sob encomenda. Dos fornos saem bolo de macaxeira e de milho, os tradicionais pé de moleque e Souza Leão, além de sobremesas como maçã do amor e canjica. Todas as lojas do Novo Atacarejo funcionarão normalmente nos próximos dias 23 e 24 de junho. Com cinco anos de atuação, a rede tem 34 lojas distribuídas em 27 cidades, entre Pernambuco e a Paraíba. Juntas, as unidades geram cerca de 8 mil empregos diretos, nos dois estados.
Pinheiro
Com o clima de São João tomando conta de Fortaleza (CE), o Supermercado Pinheiro já entrou na festa: todas as lojas da rede estão com o tradicional cardápio junino, composto por delícias típicas que celebram os sabores e a cultura do Nordeste. Junho marca também o início das festividades do “Arraiá do Bom”, com uma programação especial repleta de música, dança e muita comida boa em todas as 23 lojas espalhadas pelo Ceará, nos municípios de Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape, Sobral, Quixeramobim (Pinheiro Ofertão), Quixadá, Tianguá e Cruz.
Ao longo do mês, os clientes podem aproveitar um ambiente junino animado, com apresentações de forró, quadrilhas e outras atrações em várias lojas da rede, conforme programação divulgada previamente nas redes sociais. Todas as sextas-feiras ganham um tempero especial: o almoço junino nas áreas de gastronomia oferecem pratos tradicionais, como vatapá, arroz carreteiro, paçoca, galinhada, creme de frango e arroz doce.
O já consagrado “pratinho” também estará de volta. Repetindo o sucesso com o público no ano passado, os famosos pratinhos juninos voltarão a ser vendidos nas lojas, com praticidade e muito sabor para quem quer aproveitar o melhor da culinária típica da Festividade de São João.
E para adoçar ainda mais os dias, o Pinheiro inova com a petisqueira junina, uma novidade composta por quatro sabores de bolo em quadradinhos, acompanhados de doce de leite – perfeita para compartilhar ou presentear.
Confira o calendário de atrações do Arraiá do Bom:
13/06 – Forró mais Selfie Point e Pipoqueira Ninho na Loja Maraponga
13/06 – Forró na Loja Praia de Iracema
13/06 – Quadrilha na Loja Limoeiro
14/06 – Forró na Loja Maranguape
14/06 – Quadrilha na Loja Aquiraz
14/06 – Forró na Loja Maraponga
19/06 – Forró e Selfie Point e Pipoqueira Ninho na Loja Porto das Dunas
21/06 – Forró na Loja Quixeramobim
21/06 – Forró na Loja do Preá
21/06 – Forró na Loja Sobral Centro
27/06 – Forró e Pipoqueira Ninho na Loja Cambeba
27/06 – Quadrilha na Loja Quixadá