Início » Seção » Inwave adquire sueca Gateway e acelera expansão internacional no varejo

Inwave adquire sueca Gateway e acelera expansão internacional no varejo

Aquisição fortalece atuação da companhia brasileira na Europa e consolida estratégia de crescimento via tecnologia, dados e inteligência operacional

De Redação SuperHiper
0 Comentários

A Inwave, retail tech brasileira com forte atuação no varejo físico, formalizou no dia 08 de setembro a aquisição da sueca Gateway, tradicional fornecedora de soluções de segurança eletrônica (EAS) para redes varejistas. Fundada em 1994, a Gateway está presente em mais de 120 países, por meio de uma rede de 70 distribuidores, e é reconhecida por sua capilaridade, qualidade técnica e legado no setor europeu, com presença sólida em grandes redes varejistas.

O movimento faz parte da estratégia de internacionalização da Inwave, que já exporta 40% do volume de hardware que fabrica no Brasil, sendo reconhecida globalmente por sua expertise técnica. A empresa aposta agora em um novo ciclo de crescimento internacional, com expansão orgânica e de inclusão de sua plataforma de AIoT.

Com a aquisição, a Inwave passa a operar com duas bases internacionais, Brasil e Europa, mantendo a equipe local da Gateway na Suécia, incluindo Jenny Tielman, sócia da operação e ex-VP de vendas de uma das maiores empresas de software para o varejo da Suécia. A companhia prevê expansão para países estratégicos da União Europeia e replicação do modelo de negócios que impulsionou seu crescimento no Brasil: transição de fabricante de hardware para retail tech integrada, com foco em AIoT, big data e analytics em tempo real aplicados à operação de lojas físicas.

“Unimos expertises complementares para acelerar um modelo de varejo mais conectado, eficiente e orientado por dados. A chegada da Gateway fortalece nossa presença globalmente com uma marca de legado, respeitada tecnicamente e comercialmente. Foi exatamente esse o caminho que trilhamos há cinco anos no Brasil, e é o que buscamos agora na Europa”, afirma Rubens Bulgarelli Filho, Gerente Geral da Inwave.

De fabricante de hardware a referência em retail tech

Nos últimos cinco anos, a Inwave multiplicou seu faturamento por sete e se consolidou como uma das principais retail techs da América Latina. Em 2021, a empresa iniciou sua virada estratégica para soluções integradas. Em 2024, unificou suas soluções lançando a plataforma Darwin, com foco em três pilares: prevenção de perdas, aumento da eficiência operacional e melhoria da experiência do cliente.

A plataforma Darwin já está em piloto em uma das maiores redes de supermercados da França, enquanto no Brasil a experiência demonstra uma taxa de conversão das provas de conceito (POCs) de 99%. Com base nesse desempenho, a companhia projeta um crescimento de 300% nos bookings de contratos de licenciamento em 12 meses.

“Estamos certos de que nossa solução é aderente aos desafios do varejo e entrega resultados impactantes. Nossa experiência no Brasil com supermercados de menor porte, modelo muito comum na Europa, nos encorajou a dar esse novo passo”, destaca Adriano Sambugaro, diretor comercial e de marketing da Inwave.

O executivo reforça ainda que o diferencial da Inwave está na capacidade de atuar de ponta a ponta. “O que nos diferencia das retail tech tradicionais é nosso profundo conhecimento de hardware, instalação e operação de lojas, o que nos permite liderar projetos complexos com autonomia e agilidade”. Esta característica e abordagem inovadora levou a Inwave a ter projetos em redes varejistas premiados por dois dos maiores fabricantes globais de Circuito Fechado de Televisão (CFTV): Hikvision e Dahua.

Crescimento com base sólida e clientes globais

Com centenas de usuários de suas soluções ao redor do mundo, a Inwave atende varejistas de diversos segmentos como Auchan, Andreazza, Azzas, Carrefour, Centauro, C&A, Continente (Sonae), Cencosud, Cocerqui, Dia a Dia, Falabella, Fila, Lacoste, Leroy Merlin, Leclerc, Muffato, New Balance, Nike, North Face, Printemps, Reebok, Rede Market, Riachuelo, Savegnago, Sodimac, Supermercados BH, SuperViza, Sephora, Super Nosso, Villefort e Zona Sul, unindo tecnologia e inteligência operacional para reduzir perdas, aumentar produtividade e melhorar a experiência de compra.

“O varejo físico no Brasil e no mundo exige cada vez mais inteligência operacional para lidar com desafios como escassez de mão de obra, falhas de processo e pressão por eficiência. Nosso modelo se mostrou eficiente e escalável, e a chegada da Gateway nos ajuda a levar essa visão para outros mercados com características similares aos que já atendemos”, finaliza Sambugaro.

Apoio internacional para expansão

A operação contou com a participação do fundo dinamarquês DSG, que aposta no crescimento da Inwave como uma referência global em inteligência para o varejo físico.

“Minha experiência no varejo global mostrou que os desafios que enfrentamos – sejam perdas, ineficiências operacionais ou aumento de custos, são surpreendentemente universais. O que diferencia a Inwave é sua abordagem holística: a combinação de tecnologia de ponta com estratégias operacionais inteligentes que não apenas reduzem perdas e otimizam processos, mas também elevam o nível de atendimento e a fidelização dos clientes. Vejo uma enorme oportunidade de expandir essas inovações para mercados internacionais”, afirma Tom Christensen, executivo dinamarquês porta-voz da DSG.

Com a aquisição da Gateway Sueca, a companhia brasileira fortalece sua posição como um retail tech e acelera sua estratégia de expansão internacional.

Leia Também