Home SeçõesInternacional Investimentos em startups de supermercados batem recorde

Investimentos em startups de supermercados batem recorde

De Administrador SH
0 Comentário

Fundos levantaram mais de US$ 10 bilhões no primeiro semestre do ano, mais que todo o volume movimentado em 2020

No que depender dos investidores, as startups focadas em soluções para o varejo de supermercados provocarão uma revolução no setor nos próximos anos. Em todo o mundo, mais de US$ 10 bilhões foram colocados em empresas no primeiro semestre do ano, segundo um levantamento da Pitchbook. Em todo o ano de 2020, quando a digitalização dos supermercados se tornou uma necessidade estratégica, foram levantados US$ 7 bilhões.

Algumas captações se destacam. Nos Estados Unidos, o Instacart se tornou em março o segundo maior unicórnio americano, depois de levantar US$ 265 milhões em uma rodada de investimentos que avaliou a companhia em US$ 39 bilhões.

No mesmo mês, a goPuff levantou US$ 1,15 bilhão e foi avaliada em US$ 8,9 bilhões. Já na China, a Xingsheng Youxuan captou US$ 3 bilhões de investidores, no maior volume já levantado por startups. Na semana passada, a startup Rohlik, da República Checa, que oferece delivery de compras em até duas horas e já alcançou o break even em seu mercado natal, levantou US$ 120 milhões para financiar sua expansão e foi avaliada em US$ 1,2 bilhão.

No mercado europeu, startups de supermercados estão ganhando tração desde o ano passado, com diversas empresas oferecendo entregas em até 20 minutos, como Getir, Gorillas, Weezy e Flink. Para isso, apostam especialmente nas dark stores, que são lojas físicas fechadas ao público e que só fazem o processamento de pedidos online.

Com tantas empresas procurando ganhar espaço no mesmo segmento, a grande questão é se haverá oportunidades para todos. Para Luke Jensen, CEO da Ocado Solutions, uma consolidação é inevitável. “O volume de dinheiro sendo colocado nas startups de supermercados é desproporcional ao tamanho da oportunidade”, analisa. Para ele, as startups estão, na prática, competindo com as lojas de conveniência, que representam uma parcela menor do varejo.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada