A Ypê recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo ouro do programa brasileiro GHG Protocol, a maior qualificação nacional de inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE) que são submetidos ao programa e que visa dar transparência às emissões de gases de efeito estufa. A publicação oficial dos inventários aconteceu durante o Evento Anual em que são divulgados todos os membros do Ciclo 2024.
O selo ouro é concedido aos inventários completos que contabilizam as emissões da empresa conforme a metodologia do GHG Protocol, além de serem auditados por terceira parte independente e acreditada pelo Inmetro. A Ypê tornou-se membro do Programa no ano passado e, com apoio da GSS Carbono e Bioinovação, elaborou o inventário com base nas emissões do ano de 2023 enquadradas nos Escopos 1 e 2 e, de forma voluntária, também reportou e auditou as emissões indiretas do Escopo 3. A conquista reitera a qualidade na mensuração e rastreio das informações relacionadas às emissões da empresa, o que demonstra uma gestão cada vez mais consolidada do tema.
Em comparação a 2022, a Ypê reduziu suas emissões em mais de 13,65% no Escopo 1; manteve suas emissões zeradas no Escopo 2 dentro da abordagem de Escolha de Compra a partir da aquisição de I-RECs e reduziu as emissões em quase 10% na abordagem de Localização; e manteve as emissões de Escopo 3 no mesmo patamar, com um aumento de aproximadamente 2,5%.
No Escopo 1 a maior redução adveio das emissões fugitivas, na casa dos 80%, impulsionada pelo aumento nas manutenções preventivas e à variação na quantidade de recargas de gases realizadas nos equipamentos, fatores que tendem a resultar em grande flutuação das emissões anualmente. A redução também foi fruto de uma forte cultura de eficiência operacional, com diversos treinamentos realizados com o time operacional, mantendo o rigor das manutenções de equipamentos e garantindo o correto funcionamento da capacidade instalada.
No contexto de geração de energia, houve uma diminuição de quase 35% nas emissões de combustão estacionária em virtude de uma expressiva redução no consumo de gás natural na unidade de Amparo (SP), decorrente de uma melhoria no sistema de queima a biomassa como fonte energética. Já no Escopo 2, a redução foi decorrente de uma diminuição de 9,59% no fator médio de emissão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e uma queda da ordem de 1% na aquisição de eletricidade.
No Escopo 3, o aumento mais expressivo ocorreu nas emissões de viagens a negócios, decorrente do aumento de deslocamentos aéreos realizadas para diferentes fins. Esse aumento foi contrabalanceado pela redução nas emissões de deslocamento casa-trabalho e na geração de resíduos na operação. Apesar disso, mesmo com o aumento das vendas da empresa, a manutenção das emissões do Escopo 3 demonstram a maturidade das ações iniciadas em 2022, com foco na intermodalidade e no ganho logístico, com o uso do modal ferroviário, somado a estratégias de rotas de menos distâncias viabilizadas pelos novos CDs e a otimização dos paletes para o transporte dos produtos
“A conquista do Selo Ouro pelo segundo ano consecutivo e os resultados do nosso inventário de emissões refletem o amadurecimento da Ypê em relação ao gerenciamento de suas emissões e reforçam a nossa busca constante pelo desenvolvimento da gestão climática. Nessa direção, destaco um marco significativo alcançado no final de 2023 do investimento de R$ 250 milhões na participação acionária da Ypê no Complexo Eólico Rio do Vento, localizado no Rio Grande do Norte, com 1.038 MegaWatts de capacidade instalada, energia suficiente para evitar a emissão de aproximadamente 2 milhões de toneladas de CO2 por ano na atmosfera e vai abastecer 40% do consumo de energia da Ypê previsto para os próximos 15 anos. A iniciativa contribuirá para o nosso papel na transição energética e nos posiciona como impulsionadores de uma economia de baixo carbono no setor industrial brasileiro”, diz o diretor de pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade da Ypê, Gustavo de Souza.
Somada à utilização de I-RECs para a compensação das emissões do Escopo 2, a parceria com a Casa dos Ventos, anunciada em fevereiro de 2024, demonstra um grande passo da Ypê rumo à descarbonização, com investimento robusto em fontes de energia renovável e olhar atento à transição energética, reforçando o compromisso da empresa com a oferta de produtos de qualidade e de menor impacto ambiental aos seus clientes e consumidores.
A conquista da certificação está alinhada aos temas materiais da empresa, que orientam a agenda de sustentabilidade, sobretudo o tema material Energia e Clima. As iniciativas deste tema material também contribuem com o atingimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 13 – “Ação Contra a Mudança Global do Clima”, reforçando o papel fundamental do setor privado na agenda climática global.