Tecnologia pode auxiliar na identificação de demandas dos clientes até diminuir o desperdício de alimentos
A inteligência artificial (AI) se tornará um recurso cada vez mais importante para o varejo alimentar, segundo o relatório AI In Food And Beverages Market, da The Business Research Company. Até 2027, este mercado poderá atingir um valor de até US$ 27,99 bilhões. Espera-se que a IA no mercado de alimentos valha US$ 6,53 bilhões este ano, um número maior do que o ano passado, que foi de US$ 4,46 bilhões.
Segundo o relatório, o crescimento deve-se ao papel que a inteligência artificial desempenha na capacitação de startups no setor de alimentos e bebidas. Estas empresas introduzem novas soluções de processamento de alimentos, aprimora sistemas de entrega e diminui os problemas de desperdício de alimentos. A IA auxilia na demanda e desejos do cliente, fornecendo informações valiosas e ainda auxilia no refinamento de produtos. Além disso, traz melhoras significativas no quesito de entregas e segurança alimentar, diminuindo os riscos de desperdício. Com o aprendizado, a tecnologia consegue extrair melhor as informações sobre as preferências do consumidor com mais eficácia.
Aplicações práticas
Algumas redes já começam a utilizar a tecnologia, como o Grupo Carrefour que apresentou um novo chatbot com inteligência artificial aos seus clientes online na França. Este chatbot permite que os consumidores selecionem produtos conforme o seu orçamento, fornece informações e soluções para evitar o desperdício e ainda oferece ideais de menu.
A rede italiana Il Gigante, que faz parte do Gruppo Selex, adotou recentemente a inteligência artificial para aumentar o número de leitores de seus panfletos promocionais. Por meio da tecnologia, a rede analisa a área de captação de cada loja e integra esses dados com as informações do cartão de fidelidade. Com isso, a rede mede a eficácia de seus flyers impressos e digitais ao direcionar o tráfego para cada ponto de venda, permitindo estratégias de marketing mais direcionadas.
Fonte: ESM