Por Renato Müller
Garantir uma entrega de produtos rápida e eficiente é uma tarefa bem mais complexa do que pode parecer. Qualquer falta de coordenação entre os vários elos desse processo pode fazer a diferença na satisfação dos clientes. Da disponibilidade do produto à alocação de pessoas para separar os produtos, passando pelas embalagens e pela entrega, muita coisa pode dar errado.
A rede americana de supermercados Giant Eagle implementou há quase 4 anos uma solução que prevê o tempo de chegada dos clientes do “clique e retire” e envia alertas aos colaboradores para que as etapas necessárias da preparação dos pedidos sejam realizadas. Os bons resultados obtidos com o FlyBuy Pickup levaram a varejista a expandir o uso para os pedidos via delivery, que usam profissionais terceirizados.
Nessa modalidade, o sistema conta com alertas em tempo real, integrados ao app de picking usado pelos profissionais das lojas e ao dashboard que mede o desempenho. A melhor coordenação entre os colaboradores fez com que os motoristas de serviços parceiros, como Instacart e DoorDash, passassem a esperar apenas 2,5 minutos, em média, para que os pedidos estivessem prontos – metade do tempo de espera anterior e bem menos que a média do setor, de cerca de 10 minutos.
“O uso da solução aumentou a confiança dos clientes na entrega de alimentos frescos e está alinhado ao nosso posicionamento de sempre explorar oportunidades para aumentar a eficiência e a conveniência dos nossos serviços”, disse a diretora sênior de estratégia, e-commerce e inovação na Giant Eagle, Heather Feather.
O sistema da FlyBuy utiliza Inteligência Artificial para identificar quais motoristas estão chegando para retirar quais pedidos e, com base nessas informações, emite alertas para que o time de separação de produtos priorize os itens que serão retirados primeiro. A solução também contribui para a redução dos erros nos pedidos e a diminuição da falta de produtos.
Fundada em 1931 na região de Pittsburgh, a Giant Eagle conta atualmente com mais de 470 lojas físicas em estados como Pennsylvania, Ohio, Virginia Ocidental, Maryland e Indiana.