Desde 2018, a Connecting Food – primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda bons para o consumo, à organizações sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social – e o Instituto GPA – responsável por planejar e executar iniciativas de impacto social apoiadas pelo GPA, um dos maiores grupos varejistas alimentares do Brasil – mantêm uma parceria sólida no combate ao desperdício de alimentos e na redistribuição para quem mais precisa.
Por meio dessa parceria, a foodtech atua na gestão do programa Parceria Contra o Desperdício, programa que consiste na doação de produtos que estão próprios para o consumo, mas com condições estéticas inadequadas para a venda. Apenas no último ano, a foodtech e o Instituto evitaram o descarte de 1,2 mil toneladas de alimentos, contribuindo para o preparo de 2,2 milhões de refeições destinadas a 251 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) espalhadas pelo país.
“Nossa solução escalável transforma perdas alimentares de grandes empresas em impacto positivo, reduzindo a insegurança alimentar e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. Nossa atuação no Instituto GPA gera benefícios para a organização, sociedade e meio ambiente, fortalecendo políticas de responsabilidade corporativa e ESG. Atuamos com foco em transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade, apoiando a implementação da agenda ESG na redução do desperdício de alimentos”, aponta a CEO da Connecting Food, Priscila Socoloski.
Por meio da expertise da foodtech em gestão de doações e consultoria estratégica, o Instituto GPA potencializou, nos últimos 5 anos, o alcance e os resultados da Parceria Contra o Desperdício. Atualmente, a Connecting Food gerencia a doação de excedentes de 375 lojas do grupo varejista. O trabalho da foodtech envolve a aplicação de protocolos e manuais técnicos com critérios rigorosos, análise detalhada de dados, processos ágeis, treinamento e engajamento das equipes e gestão contínua de todo o processo. Assim, garante que os alimentos ainda próprios para consumo sejam destinados de forma eficiente às OSCs. Desde 2019, o programa Parceria Contra o Desperdício já redirecionou 14,2 mil toneladas de excedentes alimentares, proporcionando a complementação de 26,5 milhões de refeições.
“O combate ao desperdício de alimentos nas lojas do GPA é uma das principais frentes de atuação do grupo, sendo um tema que permeia toda a estratégia de negócio, desde o desenvolvimento de produtos, a própria operação e abastecimento das lojas, passando pela oferta de produtos próximos ao vencimento, até a doação dos alimentos, por meio do programa Parceria Contra o Desperdício, do Instituto GPA. Esse programa é muito importante, pois redireciona alimentos que seriam descartados para instituições sociais e bancos de alimentos que utilizam para complementar as refeições de seus beneficiários. É colocar em prática o propósito do GPA de alimentar sonhos e vidas”, afirma a gerente do Instituto GPA, Renata Amaral.