Início » Seção » Iniciativa do Grupo Pereira, campanha “Lenço Solidário” é lançada em apoio a pacientes com câncer em MS

Iniciativa do Grupo Pereira, campanha “Lenço Solidário” é lançada em apoio a pacientes com câncer em MS

Ação promove arrecadação de lenços em diversas lojas da rede Comper e Fort Atacadista para quem enfrenta tratamento oncológico

De Redação SuperHiper
0 Comentários

No mês de outubro, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a Campanha Lenço Solidário do Grupo Pereira ganha destaque no estado de Mato Grosso do Sul. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o câncer de mama é o mais incidente no Brasil e também a principal causa de mortalidade por câncer entre mulheres. Para o triênio de 2023 a 2025, são estimados anualmente 73.610 novos casos de câncer de mama, correspondendo a um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, conforme a publicação “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”.

A campanha, que se estende além do câncer de mama, arrecada lenços, bandanas, toucas, bonés, boinas, chapéus e turbantes para homens e mulheres em tratamento oncológico. Criada em 2014 pela rede de supermercados Comper, a iniciativa passou a contar também com a participação do Fort Atacadista nesta edição.

A ação foi lançada em 4 de outubro, no Comper Itanhangá, em Campo Grande, e será encerrada no dia 31 de outubro, no mesmo local, com a entrega dos itens arrecadados às instituições beneficiadas. Participam da campanha sete lojas da rede Comper e três unidades do Fort Atacadista, localizadas em Campo Grande e Dourados. Os pontos de arrecadação incluem as lojas Comper Itanhangá, Jardim dos Estados, Ypê Center, Tamandaré, Brilhante, Spipe Calarge e Dourados, além das unidades Fort Atacadista Três Barras, Norte Sul Plaza e Tiradentes, totalizando dez pontos de arrecadação em Campo Grande e Dourados.

As doações feitas na loja Comper de Dourados serão destinadas exclusivamente ao Hospital de Amor da cidade. Nas demais unidades, os itens arrecadados serão distribuídos entre a Associação Lenços de Luz, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (ABRAPEC), todas atuantes em Campo Grande.

A origem da Campanha Lenço Solidário remonta à história de Rosa Mavignier, idealizadora do projeto. Após ser diagnosticada com câncer no útero e iniciar o tratamento com quimioterapia, Rosa enfrentou o impacto emocional da perda dos cabelos. Segundo sua filha, Ana Paula Mavignier, a família se mobilizou após uma amiga, Marluci, colocar um lenço na cabeça em solidariedade. O gesto foi compartilhado nas redes sociais e, rapidamente, começaram a chegar doações de diversas partes do país. A partir desse movimento espontâneo, Rosa passou a distribuir os lenços recebidos a outros pacientes. Ela faleceu em 2016, aos 66 anos, após três anos de tratamento. “Agradeço ao Comper por continuar o legado da minha mãe, ajudando tantas pessoas”, afirma Ana Paula.

A gerente nacional de relacionamento do Grupo Pereira, Fernanda Bardauil, afirma que a campanha representa um gesto de empatia e acolhimento. “A doação de um lenço é um ato simbólico, mas com grande impacto emocional. Ele transmite carinho, respeito e solidariedade a quem está enfrentando o tratamento”, disse.

Perfil das instituições beneficiárias da campanha:

A Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (ABRAPEC) oferece suporte socioeconômico, reabilitação física-emocional e jurídico a pessoas em tratamento de câncer em situação de vulnerabilidade social, além de atendimento aos familiares e cuidadores. Para mais informações, acesse o site oficial da ABRAPEC ou siga o Instagram da instituição.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) é uma entidade filantrópica composta por voluntárias que assistem gratuitamente pacientes com câncer e seus familiares, promovendo ações de prevenção e conscientização sobre a doença na comunidade. Detalhes estão disponíveis no site e Instagram da RFCC.

A Associação Lenços de Luz é um projeto social que arrecada e distribui lenços e acessórios, oferecendo conforto emocional e apoio à autoestima de pacientes oncológicos. Informações sobre a instituição podem ser obtidas em seu Instagram.

Por fim, o Instituto de Prevenção de Câncer de mama e colo de útero do Hospital de Amor em Dourados conta com unidade fixa e móvel para a realização de exames preventivos relacionados aos cânceres de mama e colo uterino, com atendimento 100% gratuito pelo SUS. Tem previsão de inauguração de uma sede própria onde realizarão rastreio precoce para câncer de mama e colo de útero, incluindo diagnóstico por imagem, cirurgias e tratamento a pacientes de Dourados e municípios da região. Site: hospitaldeamor.com.br/dourados.

Serviço

Campanha Lenço Solidário 2025

Arrecadação de lenços, turbantes, toucas, bonés, boinas e chapéus para pacientes em tratamento oncológico

Período: durante todo o mês de outubro

Onde doar – Campo Grande:

  • Comper Itanhangá
  • Comper Jardim dos Estados
  • Comper Ypê Center
  • Comper Tamandaré
  • Comper Brilhante
  • Comper Spipe Calarge
  • Fort Atacadista Três Barras
  • Fort Atacadista Norte Sul Plaza
  • Fort Atacadista Tiradentes

Onde doar – Dourados:

  • Comper Dourados

Instituições beneficiadas:

  • Hospital de Amor Dourados (recebe doações feitas em Dourados)
  • Associação Lenços de Luz
  • Rede Feminina de Combate ao Câncer
  • ABRAPEC (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer)

Leia Também