Home SeçõesEconomia Indústria desacelera e intenção de lançar produtos recua 3,2% em julho

Indústria desacelera e intenção de lançar produtos recua 3,2% em julho

Retração reflete cautela do setor produtivo em meio a cenário econômico, de acordo com o Índice GS1 de Atividade Industrial

De Redação SuperHiper
0 Comentário

A intenção da indústria em lançar produtos recuou 3,2% em julho, na comparação com junho, de acordo com o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial. O indicador é apurado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Os dados, ajustados sazonalmente, indicam desaceleração do setor produtivo em meio a um cenário econômico ainda instável.

Na comparação com igual mês do ano passado, a queda foi mais intensa, chegando a 6,4%. No acumulado de 2025, o índice já registra retração de 4,0%. Em 12 meses, no entanto, o resultado é levemente positivo, com alta de 0,5%.

Para a CEO da GS1 Brasil, Virginia Vaamonde, os resultados do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial em julho podem refletir uma compensação por parte da indústria, possivelmente devido ao ritmo de lançamentos acima da média observado no primeiro trimestre deste ano. “Essa antecipação pode ter influenciado o volume mais moderado nos meses seguintes. Ainda assim, esse comportamento não é generalizado. Segmentos, como o têxtil e o de produtos diversos, continuam em crescimento.”

Calculado com base no volume de solicitações de códigos de barras para novos itens no mercado, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial funciona como um termômetro antecipado da indústria ao refletir o apetite das empresas para inovação e expansão de portfólio.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada