A intenção da indústria em lançar produtos avançou 17,3% em agosto na comparação dessazonalizada com julho. Em relação a agosto de 2024, no entanto, houve queda de 11,0%, o que sinaliza menor atividade em comparação a igual período do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice recuou 0,7%, e no acumulado deste ano, a retração foi de 5,2%. Esses são os dados apurados pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que lança o índice mensalmente.
“Os resultados do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial em agosto sinalizam uma recuperação na intenção de lançamento de produtos, após um segundo trimestre mais comedido, indicando que a indústria retomou seu foco em inovação”, avalia a CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Virginia Vaamonde. E acrescenta. “Esse movimento pode refletir uma reorganização estratégica das empresas após um período de menor atividade e uma preparação para o ciclo de vendas mais intenso do final do ano.” Virginia reforça o apoio da associação às empresas em gerar dados e inteligência de negócios.
Calculado com base no volume de solicitações de códigos de barras para novos itens no mercado, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial funciona como um termômetro antecipado da indústria ao refletir o apetite das empresas para inovação e expansão de portfólio.