Home SeçõesNegócios Índice da GS1 Brasil revela recuperação das empresas nacionais

Índice da GS1 Brasil revela recuperação das empresas nacionais

Dados da Associação Brasileira de Automação mostram que, em março, menos companhias encerraram portfólio de produtos e serviços

De Redação SuperHiper
0 Comentário

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil sinaliza que os resultados da Taxa de Retração Industrial de março deste ano revelam uma tendência positiva para a indústria brasileira. O recuo da taxa acumulado de 10,1% no total Brasil e 10% entre as micros e pequenas empresas (MPEs) nos últimos 12 meses mostram que menos companhias encerraram seus portfólios de produtos, o que indica uma maior estabilidade e confiança no ambiente empresarial.

Mesmo com oscilações pontuais no comparativo mensal, os dados reforçam que a indústria segue em um movimento de recuperação e adaptação, com mais maturidade na gestão, maior resiliência após períodos desafiadores e confiança renovada por parte dos empresários.

A Taxa de Retração Industrial é um levantamento estatístico mensal da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Constitui-se em uma ferramenta para a tomada de decisões nos âmbitos público e privado para análises econômicas. O indicador foi criado com base no número de empresas que encerram seu portfólio de produtos e tem a finalidade de aferir e identificar tendências no encerramento de atividades empresariais no Brasil.

Smart Market ABRAS 2025

A GS1 Brasil participou ativamente do evento. Em seu estande, a associação apresentou soluções globais como a plataforma Verified by GS1, que verifica a procedência de produtos – uma solução de segurança para a cadeia e o consumidor. Trata-se de um recurso que mostra a importância da qualidade das informações nos sistemas de automação para auxiliar varejistas e fornecedores a capturar e a cadastrar as informações corretas sobre as mercadorias, o que confere mais qualidade à base de dados. O correto tratamento dos dados define erros e acertos estratégicos nas tomadas de decisão em todos os setores da economia.

Outra ferramenta apresentada foi o Cadastro Nacional de Produtos, ideal para auxiliar as empresas no controle e na gestão das mercadorias cadastradas nos sistemas automatizados. Destaque também para o QR Code Padrão GS1, uma tendência global que está em processo de substituir o tradicional código de barras linear. A leitura do QR Code Padrão GS1 pelo smartphone leva o consumidor a um universo de informações sobre os produtos como procedência dos ingredientes, aplicações de embalagem estendida, informações nutricionais e alergênicas e outras. Com isso, promove agilidade e redução de custos para os supermercados, varejo em geral, distribuidores, atacadistas, operadores logísticos e agências reguladoras.

Realizado em São Paulo, nos dias 14 e 15 de abril, no Transamérica Expo Center em São Paulo, o Smart Market ABRAS 2025 é o maior encontro da comunidade de alta performance do setor supermercadista. O evento marca também a divulgação do Ranking ABRAS 2025, que faz uma radiografia das empresas do varejo alimentar, destacando quais são as dez maiores empresas do setor a cada edição.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada