A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil sinaliza que os resultados da Taxa de Retração Industrial de março deste ano revelam uma tendência positiva para a indústria brasileira. O recuo da taxa acumulado de 10,1% no total Brasil e 10% entre as micros e pequenas empresas (MPEs) nos últimos 12 meses mostram que menos companhias encerraram seus portfólios de produtos, o que indica uma maior estabilidade e confiança no ambiente empresarial.
Mesmo com oscilações pontuais no comparativo mensal, os dados reforçam que a indústria segue em um movimento de recuperação e adaptação, com mais maturidade na gestão, maior resiliência após períodos desafiadores e confiança renovada por parte dos empresários.
A Taxa de Retração Industrial é um levantamento estatístico mensal da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Constitui-se em uma ferramenta para a tomada de decisões nos âmbitos público e privado para análises econômicas. O indicador foi criado com base no número de empresas que encerram seu portfólio de produtos e tem a finalidade de aferir e identificar tendências no encerramento de atividades empresariais no Brasil.
Smart Market ABRAS 2025
A GS1 Brasil participou ativamente do evento. Em seu estande, a associação apresentou soluções globais como a plataforma Verified by GS1, que verifica a procedência de produtos – uma solução de segurança para a cadeia e o consumidor. Trata-se de um recurso que mostra a importância da qualidade das informações nos sistemas de automação para auxiliar varejistas e fornecedores a capturar e a cadastrar as informações corretas sobre as mercadorias, o que confere mais qualidade à base de dados. O correto tratamento dos dados define erros e acertos estratégicos nas tomadas de decisão em todos os setores da economia.
Outra ferramenta apresentada foi o Cadastro Nacional de Produtos, ideal para auxiliar as empresas no controle e na gestão das mercadorias cadastradas nos sistemas automatizados. Destaque também para o QR Code Padrão GS1, uma tendência global que está em processo de substituir o tradicional código de barras linear. A leitura do QR Code Padrão GS1 pelo smartphone leva o consumidor a um universo de informações sobre os produtos como procedência dos ingredientes, aplicações de embalagem estendida, informações nutricionais e alergênicas e outras. Com isso, promove agilidade e redução de custos para os supermercados, varejo em geral, distribuidores, atacadistas, operadores logísticos e agências reguladoras.
Realizado em São Paulo, nos dias 14 e 15 de abril, no Transamérica Expo Center em São Paulo, o Smart Market ABRAS 2025 é o maior encontro da comunidade de alta performance do setor supermercadista. O evento marca também a divulgação do Ranking ABRAS 2025, que faz uma radiografia das empresas do varejo alimentar, destacando quais são as dez maiores empresas do setor a cada edição.