Início » Seção » Iceland expande “lojas” em prisões no Reino Unido

Iceland expande “lojas” em prisões no Reino Unido

Rede especializada em congelados abre cinco academias de varejo para ajudar presidiários a encontrar carreiras no setor

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Renato Müller

A rede britânica de supermercados Iceland, especializada em produtos congelados, anunciou que abrirá mais cinco academias de varejo dentro de prisões neste ano, ajudando a reintegrar pessoas à sociedade.

As unidades serão operadas pela ONG Second Chance Partnership, criada em 2022 pela própria Iceland para ajudar em seus esforços de recrutamento e desde o ano passado uma organização independente que atende diversas outras empresas.

“A maioria das empresas não sabe como empregar homens e mulheres que saíram de penitenciárias. A forma que encontramos para encorajar a contratação é tirar o medo”, afirma o diretor geral da Second Chance Partnerships, Paul Cowley.

Ele próprio um ex-presidiário que se tornou soldado e depois capelão, Cowley fundou a Second Chance em 2022 depois de sensibilizar o fundador da Iceland, Malcolm Walker. Até hoje, a Iceland empregou mais de 500 ex-prisioneiros em lojas e Centros de Distribuição.

As academias do varejo são desenvolvidas como lojas da rede, dentro das penitenciárias, com 100% da equipe formada por presidiários. O trabalho nas lojas ensina habilidades essenciais de varejo, como contagem de estoque, separação de pedidos para entrega e administração dos pontos de venda.

As pessoas que passam pelos treinamentos nas lojas passam posteriormente por entrevistas com a Second Chance Partnership, com vistas a se colocarem em alguma empresa parceira depois do fim da pena. Não são oferecidas oportunidades a pessoas condenadas por assassinato, terrorismo ou crimes sexuais.

Nas penitenciárias que participam do programa, os presidiários recebem até 15 libras por semana em créditos para uso nas lojas. A Iceland monta a loja, cuida do estoque e fornece os uniformes das equipes, enquanto a Second Chance Partnerships faz a gestão das pessoas e da loja.

Quatro das novas academias de varejo serão abertas em prisões privatizadas, operadas pela Sodexo e G4S, enquanto uma estará em uma prisão pública.

Leia Também