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IA no varejo: Transforme a experiência do cliente e otimize suas operações

A SuperHiper separou três dicas de como usar a Inteligência Artificial baseada em pesquisas para aprimorar a jornada de compra de seu cliente e automatizar suas operações

De Renata Ruiz
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A conversa da indústria com a Inteligência Artificial não é nova, mas este ano despontou em conversas com o varejo, e a sua discussão em torno do potencial desta tecnologia para aumentar satisfação do cliente e agilizar as operações do varejo. E um ponto importante levantado é o uso da IA como tecnologia de pesquisa e descoberta de produtos, permitindo os varejistas alcançarem os resultados desejados.

Separamos três formas de usar a Inteligência Artificial para serem aplicadas hoje e proporcionar ao cliente uma experiência de futuro, só que agora.

1. Simplificando fluxos de trabalho para aprimorar a experiência do cliente

Os varejistas estão adotando a descoberta de produtos baseada em IA para agilizar processos internos, liberando recursos para se concentrarem no que é mais importante: o cliente. A busca de produtos baseada em IA automatiza tarefas como criação de regras de pesquisa, capacitando os varejistas a se concentrarem em iniciativas estratégicas, como criação de campanhas e esforços de personalização. Isso se traduz em um aumento de 60% de produtividade, permitindo que os varejistas dediquem mais tempo à criação de experiências que melhorem a jornada do cliente.

Por exemplo, se a equipe de merchandising estiver preocupada com gerenciamento de milhares de regras de pesquisa complexas, ela não poderá se concentrar em outras formas de atrair o cliente. Ao adotar esta tecnologia, a equipe pode se concentrar em atividades que impactam diretamente as jornadas do cliente, como personalizar recomendações de produtos ou elaborar campanhas de marketing envolventes. O resultado? Uma força de trabalho mais satisfeita e produtiva, levando, em última análise, a uma experiência de compra mais agradável para os clientes.

2. IA para personalização

O poder da personalização ganha vez, deixando de lado os resultados de pesquisas genéricos. A busca baseada em IA e a descoberta de produtos com IA utiliza a tecnologia para analisar os dados do cliente e entender compras anteriores, comportamento de navegação e até mesmo carrinhos abandonados. Isso permite que os varejistas forneçam recomendações de produtos, promoções de conteúdo direcionados que repercutam em cada consumidor, individualmente.

Por exemplo, um cliente que compra frequentemente equipamento para caminhadas pode ver sugestões de produtos relevantes para novas botas de caminhada, barracas ou até mesmo binóculos. Esse nível de personalização promove conexões mais profundas com os clientes, aumenta a probabilidade de conversão e, em última análise, impulsiona mais compras e crescimento de receita. A melhor parte é que a pesquisa AI-first entende a intenção de pesquisa do comprador para fornecer os resultados mais personalizados, relevantes, compráveis ​​e, claro, com receita otimizada. É uma situação em que todos ganham. E isto pode funcionar no varejo alimentar, pois pode basear no histórico de compras e buscas do cliente, e oferecer ofertas personalizadas, resultados personalizados baseados no que o shopper busca no supermercado.

3. Tomando decisões baseadas em dados para obter vantagem competitiva

Os varejistas possuem muitos dados dos clientes, e muitos deles não tem a noção do quão precioso isto é. A extração de insights significativos deste oceano de dados, com o auxílio da tecnologia de busca e descoberta de produtos baseada em IA, pode analisar padrões de comportamento do cliente, prevendo necessidades e preferências futuras. Isso permite que os varejistas ofereçam e recomendem produtos complementares de forma proativa ou notifiquem os clientes sobre vendas futuras de itens os quais eles provavelmente se interessem.

Por exemplo, se o seu cliente comprou recentemente um novo liquidificador, ele pode estar interessado em uma receita de smoothie ou fruta congelada com desconto. Ao antecipar as necessidades do cliente e adaptar as sugestões de produtos de acordo com os desejos do shopper, os varejistas podem ficar à frente da curva e criar um senso de antecipação entre sua base de clientes.

É claro que o futuro do varejo será movido pela IA. Ao abraçar estas tendências e alavancar soluções inovadoras, como a pesquisa e a busca por produtos baseada em IA, os varejistas podem desbloquear novos níveis de eficiência, personalização e tomada de decisões baseada em dados. Isso poderá introduzir um novo modelo de negócios preparado para o futuro e em uma experiência do cliente que encanta em cada ponto de contato.

Fonte: Total Retail

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