De tendência a realidade que impulsiona desde o ambiente corporativo até a experiência de compra e a gestão de produtos. É assim que o uso da inteligência artificial (IA) tem sido aplicado no dia a dia da rede Bistek.
“Estamos usando a IA para um programa interno com foco em orientar e capacitar nossos colaboradores sobre a cultura de IA e segurança da informação”, afirma a diretora de TI do Bistek Supermercados, Tatiana Góes Mendonça. Além disso, a ferramenta é utilizada para aumentar a eficiência operacional, auxiliando no acompanhamento de reuniões, na elaboração de planilhas e na análise de dados. A empresa também possui uma equipe dedicada a projetos pilotos envolvendo a tecnologia para demandas específicas.
Todas as iniciativas de IA são desenvolvidas internamente pela equipe do Bistek, garantindo soluções personalizadas e alinhadas às necessidades do negócio. “Começamos entendendo o problema ou a oportunidade com as áreas responsáveis. A partir daí, avaliamos a viabilidade da IA, definimos o escopo e os objetivos. Em seguida, coletamos, preparamos e analisamos os dados para desenvolver e implementar o modelo”, detalha Tatiana.
Um exemplo prático do uso é a análise de cestas de compras. Ao identificar padrões de comportamento dos consumidores – como a compra conjunta de creme de leite e leite condensado para sobremesas –, a IA permite criar campanhas de marketing com mais foco e eficácia. Essa abordagem vai além das relações óbvias, revelando como certos produtos influenciam a venda de outros.
Para testar essa estratégia, o Bistek realizou um projeto-piloto no Dia dos Namorados do ano passado. “Preparamos ilhas de produtos específicos para a data em lojas selecionadas.
Disponibilizamos também material com sugestões de receitas via QR Code, permitindo que o cliente acessasse vídeos com o modo de preparo”, detalha o cientista de dados do Bistek, Mario Pedro Ghislandi. A iniciativa alcançou um aumento de 135% nas vendas e 147% no tíquete médio em comparação ao ano anterior.
Outro projeto inovador é a análise de mix de produtos, que auxilia na definição e na revisão do sortimento em cada filial. “O Bistek atende regiões com perfis de clientes distintos. Um produto líder de vendas na Serra, por exemplo, pode não ter o mesmo desempenho no norte catarinense”, explica Ghislandi. A IA é fundamental para otimizar esse sortimento, tornando-o mais assertivo para cada localidade, permitindo incluir ou excluir marcas conforme as circunstâncias. “A ideia é agrupar as lojas com características comuns e avaliar se o portfólio faz sentido para cada grupo”, complementa.
Essa análise é contínua, pois os hábitos de consumo e os produtos mudam constantemente. “Fazer isso manualmente ou com análises tradicionais seria um trabalho exaustivo. Com a IA, ganhamos velocidade e assertividade, o que é fundamental, uma vez que o Bistek opera com lojas de diferentes portes, e o mix de produtos varia de 13 mil a 25 mil SKUs”, ressalta Tatiana.
Mais recentemente, a rede está implementando uma iniciativa para prevenir perdas de produtos perecíveis. A IA correlaciona o histórico de compras e vendas com as temperaturas nos dias de entrega, otimizando os pedidos. O objetivo é reduzir o desperdício e garantir que produtos como frutas, legumes e verduras (FLV) estejam sempre frescos para os clientes.