Supermercados americanos não pretendem aumentar gastos com tecnologia em 2024, mas perfil dos investimentos tem mudanças
Por Renato Müller
Embora a maior parte dos supermercadistas americanos não pretenda aumentar seus investimentos em tecnologia no próximo ano, áreas como publicidade digital, segurança e Inteligência Artificial ganharão relevância. Um estudo realizado pela Grocery Doppio mostra que 79% das redes ampliarão seus investimentos em IA e 83%, em ferramentas digitais que tragam mais produtividade.
“As empresas têm sentido necessidade de adotar ferramentas tecnológicas que tragam mais produtividade para as equipes. Os custos têm subido, as disrupções na cadeia de suprimentos continuam ocorrendo, o fulfillment exige mais eficiência operacional e os programas de fidelidade precisam trazer novos benefícios. Tudo isso impulsiona a adoção de tecnologia nas empresas”, afirma Charlie Kaplan, Chief Revenue Officer da Wynshop, empresa dona da Grocery Doppio.
Segundo o relatório “State of Digital Performance Scorecard Q3 2023”, 71% das redes supermercadistas entrevistadas não pretendem aumentar seu orçamento de tecnologia em 2024. Somente 18% pretendem investir mais, em uma média de aumento de 4,3% no budget do setor. O estudo mostra que os investimentos em tecnologias digitais deverão subir 7,9% no ano que vem, com alta de 11,2% em ferramentas de otimização da força de trabalho, 9,6% em otimização dos estoques e 7,3% em fidelidade e ofertas digitais. “Os pontos de preocupação dos supermercadistas ficam muito claros quando vemos onde eles pretendem investir”, completa Kaplan.