Com o compromisso de promover a inclusão socioeconômica e a valorização da diversidade no ambiente de trabalho, a Hortifruti Natural da Terra está conduzindo processos seletivos focados em pessoas migrantes, em parceria com a OIM, Agência da ONU para as Migrações, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a rede conta com migrantes de diversos países, como Venezuela, Haiti, Colômbia e República Democrática do Congo, que fazem parte da equipe e estão distribuídos em seis lojas nos dois estados. As contratações acontecem todos os meses, sem número fixo de vagas e visam ampliar oportunidades para quem busca recomeçar a vida no Brasil.
A OIM atua para impulsionar a integração socioeconômica das pessoas que chegam ao país devido a conflitos, crises, violações de direitos humanos ou em busca de novas oportunidades. Desde 2019, a organização já impactou a vida de mais de 56 mil pessoas em todo o Brasil, por meio de oportunidades de qualificação profissional, aulas de português, fomento ao empreendedorismo e preparação para o mercado de trabalho, em parceria com entidades públicas e privadas.
Há pouco mais de dois meses, a Hortifruti Natural da Terra se juntou a essa rede e implementou um piloto de contratação de migrantes. “A presença da Hortifruti Natural da Terra no seu segmento é marcada pela qualidade na operação e essa característica reflete não só a excelência na oferta do produto ou no atendimento, mas também a diversidade, que é um dos ativos da companhia e uma ferramenta de inclusão social”, comenta a head de gente & gestão da varejista, Flavia Picanço.
Além da valorização das diferentes vivências, visões de mundo e do empenho desses colaboradores, o domínio de idiomas, como espanhol e francês, é um ponto positivo nas contratações. “A fluência nessas línguas pode favorecer o atendimento a clientes de outras partes do mundo, especialmente em unidades localizadas em áreas turísticas, como no Rio de Janeiro”, complementa a executiva.
“Pessoas migrantes estão abrindo negócios e ingressando no mercado de trabalho em todo o Brasil, contribuindo para o crescimento e a dinamização da economia nacional. A OIM apoia centenas de parceiros do setor privado nas suas estratégias de atração e retenção de talentos migrantes, tornando os processos de contratação e integração seguros e eficientes para todas as partes envolvidas”, destaca o chefe de missão da OIM no Brasil, Paolo Caputo, que recentemente esteve na sede da Hortifruti para discutir novas estratégias para a parceria. “Além do impacto social positivo, a integração laboral dessa população é uma importante oportunidade econômica para as empresas”, finaliza.
As inscrições nos processos seletivos podem ser feitas por meio de instituições parceiras da OIM ou pelo link Talentos OIM – RJ e Talentos OIM – SP.