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Varejistas promovem ações especiais para celebrar Semana do Cliente

Data é oportuna para estreitar laços e vender mais: 65% dos consumidores pretendem comprar algo, revela pesquisa. Por isso, confira dicas para potencializar ocasião

De Edevaldo Figueiredo
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A Hortifruti Natural da Terra, rede varejista com foco em frutas, legumes e verduras, celebra a Semana do Cliente com ações promocionais no WhatsApp, app e sites das marcas Hortifruti e Natural da Terra. De 13 a 15 de setembro, com entregas até dia 16, os consumidores vão poder aproveitar uma série de promoções especiais, como frete grátis acima de R$199,90 e desconto de 15% em compras acima de R$ 239.

Além disso, os clientes cadastrados no programa de fidelidade “Leve Natural” terão 20% de desconto nas “Ofertas Personalizadas”, itens que fazem parte do histórico de compras de cada participante. Todas as iniciativas têm como objetivo estreitar a relação com os clientes, promover a fidelização e o engajamento por meio de preços justos e uma experiência memorável.

Outra rede que preparou ações especiais foi o grupo Grupo Koch. De 13 a 15 de setembro, haverá uma série de ofertas e descontos especiais para quem usa o clube de vantagens, Clube K, nas 72 lojas das marcas Komprão (atacarejo) e SuperKoch (varejo).

Ao fazer o download e o cadastro no app Clube K (disponível para download para Android e iOs – no Google Play e App Store respectivamente), o cliente já começa a usufruir de vantagens, como descontos e benefícios especiais. Além disso, o Grupo Koch utiliza um CRM que proporciona ofertas exclusivas, adaptadas às necessidades e preferências de cada cliente.

Muitas oportunidades

Segundo material disponibilizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em seu site, entre as oportunidades que a data oferece estão: reconhecimento e gratidão, fortalecimento do relacionamento e aquisição de novos clientes, bem como um momento ideal para obter o feedback deles. Ao interagir com os consumidores durante as promoções e ações especiais, as empresas podem coletar informações valiosas sobre o que os eles gostam e desejam. E, assim, usar esses dados para melhorar produtos a experiência de compra. É uma excelente forma de descobrir como o cliente chegou até o seu estabelecimento e o que faz com que ele continue a frequentá-lo ou bater à porta da concorrência.

De acordo com dados da Nuvemshop, em 2023, as pequenas e médias empresas (PMEs) digitais no Brasil registraram um faturamento expressivo de R$ 72,5 milhões de 10 e 16 de setembro, um aumento de 21,5% em comparação ao ano anterior. Além disso, o número de pedidos cresceu 23%, chegando a 294,5 mil. Com o poder de compra dos consumidores em alta, é comum que promoções, campanhas nas redes sociais e condições especiais de pagamento atraiam cada vez mais o cliente.

Intenção de compra

Para entender o comportamento do consumidor na data varejista neste ano, o Mission Brasil, plataforma de serviços recompensados do país, realizou uma pesquisa com 347 brasileiros em sua plataforma, na qual constatou que 65% deles pretendem efetuar alguma compra na edição de 2024.

Entre os consumidores que informaram a intenção de compra, 45% pretendem adquirir produtos eletrônicos, 30% roupas e acessórios e 11,5% itens de beleza e cosméticos. Na sequência aparecem alimentos e bebidas, com 4,5%.

Outro dado revela que 50,5% pretendem comprar de forma on-line, enquanto 49,5% devem optar por lojas físicas.

Em relação aos fatores determinantes para a realização de uma compra na data, 53% priorizam a qualidade. O preço é o segundo maior fator citado por 29%. Promoções e descontos aparecem na sequência (7,5%) seguidos por boas avaliações on-line (5,7%).

O levantamento avaliou ainda as condições de pagamentos preferidas: 64% preferem compras à vista. Além disso, 73% dos entrevistados manifestaram preferência por receber descontos em comparação ao cashback.

Já quando perguntados o que faz comprar um produto ou serviço em um mesmo estabelecimento, 36% revelaram que o atendimento ao cliente é o aspecto mais valorizado. A qualidade do produto (28%), a experiência positiva de compra (12%) e promoções exclusivas (11%) completam a lista.

No que se refere à rapidez na entrega, 83% afirmam que esse é um fator de alta importância para a decisão de compra, enquanto 16% apontam como média. Apenas 1% dá baixa importância para o quesito.

Dicas para potencializar a data

1 – Entenda o que estão dizendo sobre você para vender mais: antes de planejar sua campanha para o Dia do Cliente, descubra como sua marca é vista pelos consumidores. Se a percepção for positiva, realce esses pontos nas suas promoções. Caso haja críticas ou opiniões negativas, use isso como uma chance para melhorar e ajustar sua comunicação. Nos dias em que a campanha estiver ativa, monitore em tempo real as menções à sua marca nas redes sociais. Isso permitirá que você ajuste suas estratégias rapidamente e adapte suas ofertas conforme as mudanças na percepção ou demanda.

2 – Aprimore a experiência do cliente com uma jornada de pagamento mais fluida e segura: no Dia do Cliente é essencial que as empresas de e-commerce ofereçam aos consumidores diversas opções de pagamentos que garantam a segurança e a eficiência no momento da compra, principalmente em dispositivos móveis. Além disso, o uso inteligente de dados de comportamento do consumidor permite que as empresas ofereçam campanhas e ofertas personalizadas, tornando a experiência de compra mais relevante e alinhada com as expectativas dos clientes.

3 – Evite a jornada de abandono do carrinho pelo WhatsApp: no Dia do Cliente, uma estratégia eficaz para reduzir o abandono de carrinho e aumentar as vendas é investir em comércio conversacional personalizado. O uso de WhatsApp permite uma interação humanizada, na qual é possível esclarecer dúvidas de clientes que adicionaram produtos ao carrinho, mas não finalizaram a compra.

4 – Apostar em inovações: um exemplo é o uso do QR Code Padrão GS1 nas embalagens, que melhora a experiência do cliente, fortalece a decisão de compra e atende às expectativas de consumidores exigentes quanto à origem e autenticidade dos produtos. Ele oferece ao consumidor muito mais interatividade, como: acesso a informações sobre data de validade, vídeos e áudios sobre os benefícios do produto, procedência, ingredientes e proteção alergênica.

Fontes: Latam Intersect PR/ OneKey Payments/ Gupshup/ GS1 Brasil

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