Criar experiências e não mais apenas ofertar o produto no ponto de venda. Tudo indica que esse é o caminho para que o varejo e a indústria e suas marcas fidelizem e engajem shoppers e consumidores diante de um mundo cada vez mais tecnológico e competitivo. Essa tem sido a estratégia da Heineken, que tem apostado em ações envolvendo ambientações temáticas e consumo consciente.
“Nossas marcas investem constantemente em experiências no ponto de venda com o objetivo de conectar as campanhas com o ato da compra. Tudo isso é feito para que o nosso shopper/consumidor tenha um estímulo positivo acompanhado de um valor e um significado agregado na hora da compra”, explica o vice-presidente de vendas & distribuição do grupo Heineken, Hugo Lehmann.
Quando se trata de ambientação, entre as ações realizadas recentemente, é possível citar a ativação “Meu Momento”, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar (GPA), unindo as marcas premium Sol e Praya, para oferecer um momento de relaxamento ao consumidor na hora da compra. Bem como a parceria entre a fabricante de bebidas e a rede OXXO envolvendo a primeira “loja emblemática” com o conceito de automobilismo, considerando o GP Brasil de Fórmula 1 e a lenda da modalidade, Ayrton Senna.
Junto a uma sinergia – que permite mesclar inovações e adaptações às tendências do consumidor, além da tecnologia (pilar cada vez mais presente nas estratégias) – a sustentabilidade é outro ponto de destaque, principalmente quando se fala em ações de consumo consciente, como descontos em embalagens retornáveis e programas de reciclagem.
Recentemente a Heineken anunciou a criação de uma nova unidade de negócio no Brasil com esse foco dentro de uma estratégia que reúne parceiros e investimentos combinados de aproximadamente R$ 150 milhões. Com modelos de negócio distintos, porém alinhados ao mesmo compromisso de gerar valor compartilhado, o ecossistema deve gerar impactos positivos para o setor varejista, segundo Lehmann.
Há, também, o Programa Heineken Energia Verde. Trata-se de uma parceria entre a fabricante de bebidas e as empresas de energia – Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E. (My Own Energy) — que oferece 20% de desconto na conta de luz para negócios e pessoas físicas, promovendo economia e encantamento ao consumidor. Essa iniciativa não só reduz o impacto ambiental, mas também fortalece a conexão B2B2C, incentivando a adoção de práticas sustentáveis e energias renováveis.