Por Renato Müller
O plano do governo americano de impor “tarifas recíprocas” para seus parceiros comerciais em todo o mundo deverá complicar bastante a vida dos consumidores. Essa é a avaliação da National Retail Federation (NRF), principal entidade representativa do varejo nos Estados Unidos.
“Apoiamos os esforços do presidente Trump em reduzir as barreiras e desequilíbrios comerciais, mas a escala das medidas tomadas é massiva e será extremamente disruptiva para nossas cadeias de suprimento”, afirma o VP Executivo de Relações Governamentais da NRF, David French. “O mais provável é que as medidas resultem em preços mais altos para as famílias trabalhadoras americanos, erodindo o poder de compra da população”, acrescenta.
Na avaliação da NRF, o aprofundamento das medidas, especialmente quando tomadas de forma unilateral, trará uma redução da confiança dos consumidores, diminuindo a disposição para o consumo. Já do ponto de vista do varejo, a necessidade de repassar preços 25% mais elevados ou de encontrar rapidamente novos fornecedores trará um aumento substancial nos preços nas prateleiras e/ou levará ao desabastecimento nas lojas.
“Encorajamos o presidente a buscar coordenação e colaboração com nossos parceiros comerciais e a trazer estabilidade às nossas cadeias de suprimento e aos orçamentos das famílias”, completa French.