Home SeçõesInternacional Guerra comercial pode aumentar preços em supermercados dos EUA

Guerra comercial pode aumentar preços em supermercados dos EUA

Elevação de tarifas anunciada pelo governo Trump deverá ter impacto negativo sobre comportamento de consumidores

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Renato Müller

O plano do governo americano de impor “tarifas recíprocas” para seus parceiros comerciais em todo o mundo deverá complicar bastante a vida dos consumidores. Essa é a avaliação da National Retail Federation (NRF), principal entidade representativa do varejo nos Estados Unidos.

“Apoiamos os esforços do presidente Trump em reduzir as barreiras e desequilíbrios comerciais, mas a escala das medidas tomadas é massiva e será extremamente disruptiva para nossas cadeias de suprimento”, afirma o VP Executivo de Relações Governamentais da NRF, David French. “O mais provável é que as medidas resultem em preços mais altos para as famílias trabalhadoras americanos, erodindo o poder de compra da população”, acrescenta.

Na avaliação da NRF, o aprofundamento das medidas, especialmente quando tomadas de forma unilateral, trará uma redução da confiança dos consumidores, diminuindo a disposição para o consumo. Já do ponto de vista do varejo, a necessidade de repassar preços 25% mais elevados ou de encontrar rapidamente novos fornecedores trará um aumento substancial nos preços nas prateleiras e/ou levará ao desabastecimento nas lojas.

“Encorajamos o presidente a buscar coordenação e colaboração com nossos parceiros comerciais e a trazer estabilidade às nossas cadeias de suprimento e aos orçamentos das famílias”, completa French.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada