O setor varejista responde por cerca de 12% do desperdício global de alimentos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). No Brasil, estima-se que entre 10% e 15% do total de alimentos sejam descartados por essa categoria. Para mudar esse cenário, há quase dois anos, o Grupo Supernosso, um dos maiores varejistas do país, segundo o ranking da ABRAS, firmou parceria com a Food To Save. o app nº1 do Brasil no combate ao desperdício de alimentos. Graças a essa iniciativa, a rede foi reconhecida como um dos supermercados que mais salvam alimentos.
Com esse esforço conjunto, ao longo da parceria, a marca já resgatou mais de 275 toneladas de itens de padaria, hortifruti, mercearia, bebidas e muitos outros alimentos, reduzindo a emissão de mais de 688 toneladas de CO₂ na atmosfera. Somente em 2024, o Grupo Supernosso ultrapassou a marca de 203 mil Sacolas Surpresa vendidas, evitando o desperdício de mais de 203 toneladas de alimentos e garantindo o segundo lugar entre os maiores parceiros da Food To Save do ano. De acordo com a foodtech, para calcular o impacto ambiental de cada Sacola Surpresa, a cada 1 kg de alimentos salvos, evita-se a emissão de aproximadamente 2,5 kg de CO₂, reforçando o papel do combate ao desperdício de alimentos na luta contra as mudanças climáticas.
“No Grupo Supernosso, combater o desperdício de alimentos é um compromisso que faz parte da nossa operação diária. A parceria com a Food To Save reforça o propósito. Esse resultado é fruto do engajamento dos nossos colaboradores, da adesão dos clientes e de uma estratégia que alia eficiência comercial e responsabilidade socioambiental”, afirma o diretor comercial do Grupo Supernosso, Marcos Poggiali.
Desde o início da operação, a Food To Save já salvou mais de 5,3 mil toneladas de alimentos em parceria com marcas e consumidores, ajudando a evitar a emissão de mais de 13 mil toneladas de CO₂. O trabalho conjunto com marcas consolidadas no mercado, como o Grupo Supernosso, demonstra como ações concretas podem transformar o desperdício de alimentos em oportunidades para reduzir impactos ambientais, sociais e até financeiros.
“O Supernosso foi uma das primeiras grandes redes supermercadistas a acreditar no nosso propósito contra o desperdício de alimentos. Quando chegamos a Belo Horizonte, o grupo abraçou essa iniciativa com muito carinho. Estamos honrados em contar com uma marca tão forte no setor, empenhada em mudar o cenário de desperdício que vemos no Brasil”, afirma o CEO e cofundador da Food To Save, Lucas Infante.
O setor supermercadista representa cerca de 7% do PIB brasileiro, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No entanto, apenas em 2022, os supermercados brasileiros desperdiçaram aproximadamente R$ 7,6 bilhões em alimentos próprios para consumo, segundo levantamento da Abras em parceria com o instituto NielsenIQ.
“Sabemos que o desperdício de alimentos é um desafio comum no setor varejista. E envolvem diversos fatores, como a complexidade da gestão de estoque e o manuseio dos produtos. Por isso, estamos muito felizes em unir forças com uma rede tão comprometida como o Grupo Supernosso, que está sempre em busca de soluções sustentáveis para minimizar esse impacto em suas lojas”, destaca Lucas Infante.
Atualmente, as lojas do Grupo Supernosso contam com mais de 60 unidades cadastradas no app da Food To Save, atendendo diversos bairros da região Centro-Sul de Belo Horizonte, além da Região Metropolitana, como Lagoa Santa, Contagem e Nova Lima.
Como funciona a Food To Save
A proposta da Food To Save é simples, eficiente e pode ajudar os estabelecimentos a evitar o desperdício, além de complementarem suas rendas com receita extra. Por meio de seu aplicativo, a plataforma conecta consumidores conscientes a estabelecimentos como mercados, padarias, hotéis, indústrias e lojas. A grande atração são as Sacolas Surpresa, compostas por alimentos próximos à data de vencimento ou que estão fora do padrão, mas continuam perfeitos para consumo. Disponíveis nas versões doce, salgada ou mista, essas sacolas oferecem descontos de até 70%, permitindo economia para os clientes, enquanto os estabelecimentos aumentam sua rentabilidade e evitam o desperdício.
Ao salvar alimentos, a Food To Save está construindo um futuro mais sustentável e transformando a relação entre consumo e produção no Brasil. Em quase quatro anos de atuação, a foodtech já resgatou mais de 5,3 mil toneladas de alimentos nas 12 capitais e demais cidades onde está presente.
Com a Food To Save, qualquer loja ou restaurante de pequeno, médio ou grande porte pode evitar o desperdício de alimentos e reverter o prejuízo do estabelecimento, sem mensalidades ou custos adicionais. Para se cadastrar no aplicativo, basta se inscrever de forma gratuita no site da foodtech.