Em vias de completar 50 anos de existência, o Grupo Sonda, classificado como a 16ª maior rede supermercadista do País, segundo o Ranking ABRAS 2024, apostou na tecnologia Nutanix para modernizar sua infraestrutura tecnológica, migrando seu ambiente – de dois data centers próprios para a modalidade de serviço co-location.
O gerente de TI do Sonda, Alexander Bezuti relata que essa reestruturação foi uma verdadeira mudança de comportamento. Segundo ele, não foi apenas um investimento em Nutanix, mas sim uma troca de cultura (abrindo mão de um ambiente local próprio – on premises) escolhendo a contratação de serviços com data center de mercado. “Todo processo foi muito bem planejado. De julho a agosto de 2020, tiramos o que estava na antiga plataforma VMware e migramos os dados on-premises da matriz na avenida Paulista para Nutanix. O processo todo foi bem rápido e concluído em 90 dias”, explica Bezuti.
A decisão por Nutanix aconteceu em parceria com a ST3Tailor, integradora que presta serviço ao Grupo Sonda há mais de 20 anos. Fizeram um levantamento sobre o gasto mensal de energia elétrica e chegaram à conclusão que apenas com esta quantia economizada já seria possível custear a contratação de data center terceirizado. Essa mudança também foi pautada pela diminuição de custos com consumo de energia elétrica dos servidores e dos aparelhos de ar-condicionado, licenciamento de softwares, manutenção, entre outros.
O ambiente antigo era 100% descentralizado com aproximadamente 130 servidores físicos distribuídos nas lojas e tinha necessidade de ganhar agilidade em seus processos, ter mais facilidade de gestão e potencializar a segurança. Nesse sentido, a migração para ambiente Nutanix reduziu o número de servidores para 15 máquinas.
O data center principal do Sonda fica em Cotia e o DR em Barueri. Das 24h do dia, a cada uma hora, ele pega todo o conteúdo do site principal e replica para o site de contingência. Se cair o primário, ele já aciona o secundário com uma janela de máximo uma hora.
De acordo com Bezuti, hoje Nutanix suporta todas as lojas, a parte de vendas, softwares e centros de distribuição; toda a operação do Grupo está em Nutanix exceto o software de ERP, totalizando entre 10 e 15 sistemas.
Para o futuro, a empresa está olhando para o universo de cloud, estudando possibilidades de um ambiente híbrido. A única certeza, segundo Bezuti, é continuar com Nutanix.
“Hoje, com a infraestrutura atual, a gente dorme de madrugada. Antes desse projeto com Nutanix, nós já esperávamos ligações de emergência a qualquer hora da noite devido a algum servidor paralisado. Passamos a ter uma vida mais tranquila em comparação ao que era antes de 2019”, ressalta Bezuti.
“O Grupo Sonda deu um salto em termos de otimização de sua estrutura de TI e isso foi fundamental para apoiar uma operação em rápida expansão. Nossa tecnologia entrega ao Varejo o processamento, a agilidade, a disponibilidade e a escalabilidade necessários mesmo em épocas de transbordo, proporcionando maior tranquilidade e segurança à equipe de TI”, diz o diretor-geral da Nutanix, Leonel Oliveira.