Home SeçõesGente Grupo Pereira têm Formação Gerencial exclusiva para mulheres

Grupo Pereira têm Formação Gerencial exclusiva para mulheres

De Administrador SH
0 Comente

A meta é que 40% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2024. Atualmente esse número é de 32%, acima da média do varejo que é de apenas 16%

Promover a presença feminina em cargos de liderança é um dos objetivos do Grupo Pereira, sétimo maior supermercadista do país. A partir desse mês, acontece a 6ª Escola de Formação Gerencial (EFG) com uma turma voltada exclusivamente para mulheres. A iniciativa, que integra a estratégia ESG do Grupo no pilar Diversidade, terá aulas até setembro.

Assim como em vários setores, nos quais os cargos mais altos são ocupados predominantemente pelos homens, o de varejo não foge à regra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Mulheres do Varejo (IMDV), divulgada em 2022, aproximadamente metade dos profissionais do comércio são mulheres; entretanto, apenas 16% estão nos cargos de liderança. No Grupo Pereira, esses números vêm melhorando a cada ano: hoje, 52% dos 17 mil colaboradores da empresa são do sexo feminino e 32% ocupam cargos de liderança.

De acordo com Simone Cotta, gerente de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira, as discussões e ações que a empresa vem implementando têm trazido resultados concretos. “Hoje são 32% de mulheres líderes e a meta é 40% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2024. A forte presença feminina tem sido uma realidade dentro do Grupo e pretendemos aumentar ainda mais esse percentual com ações afirmativas e iniciativas para potencializar as suas carreiras. Nossa intenção é desenvolvê-las pessoal e profissionalmente, contribuindo para os resultados e para os negócios do Grupo Pereira”, afirma.

Durante os meses de duração da EFG as colaboradoras participarão de uma extensa programação, organizada pela equipe de Gente & Gestão do Grupo, como workshops, treinamentos comportamental e técnico, execução do PDI e muito mais. Serão meses de imersão para que possam ocupar os cargos de gerência dentro do Grupo Pereira.

“São muitos os desafios dentro do varejo e a liderança é uma delas. É primordial que as mulheres ocupem os altos cargos e sejam modelos profissionais para as suas equipes e, para isso, é preciso gerar conhecimento, reavaliar sempre os processos e práticas para que tenhamos um ambiente cada vez mais igualitário e, assim, valorizar a liderança feminina. Trabalhar a diversidade hoje é essencial e o Grupo Pereira acredita nisso”, diz Simone Cotta.

Cases femininos

Nataly Galm, gerente do Fort Atacadista de Jundiaí (SP), participou da 5ª edição da EFG e conta que a Escola contribuiu muito para a sua promoção. “as dinâmicas são voltadas totalmente para a prática, com excelente aproveitamento, tornando as aulas mais interessantes e instigantes. No meio do curso fui promovida e agora atuo como gerente de loja. Ter vindo da base é muito gratificante, me capacitei ao longo dessa trajetória com habilidades e competências que me trouxeram a essa etapa”, conta.

“Participei da primeira edição e uma experiência maravilhosa. Interagi com pessoas de outras áreas e regionais e conheci a fundo a empresa nos grupos de trabalho e estágios nos setores. Saí preparada para encarar os desafios de gerir uma loja”, explica Ivonete Costa, hoje Gerente do Comper Rui Barbosa.

Quem também abraçou a oportunidade foi Karla Ajala, hoje gerente do Fort Presidente Vargas, no Mato Grosso do Sul. Ela entrou na empresa em 2011 como Repositora e, oito meses depois, foi a primeira mulher Operadora de Empilhadeira do estado.

“Fui dedicada, tive ao meu lado pessoas que me apoiaram a me tornar líder e também aproveitei todas as oportunidades de crescimento, inclusive a EFG. Na formação pude aprimorar minhas habilidades de comunicação e conhecer melhor o funcionamento da companhia. Acredito nos programas de carreira da empresa porque hoje sou parte disso”, diz, orgulhosa.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.