Home SeçõesGente Grupo Pereira têm Formação Gerencial exclusiva para mulheres

Grupo Pereira têm Formação Gerencial exclusiva para mulheres

De Administrador SH
0 Comentário

A meta é que 40% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2024. Atualmente esse número é de 32%, acima da média do varejo que é de apenas 16%

Promover a presença feminina em cargos de liderança é um dos objetivos do Grupo Pereira, sétimo maior supermercadista do país. A partir desse mês, acontece a 6ª Escola de Formação Gerencial (EFG) com uma turma voltada exclusivamente para mulheres. A iniciativa, que integra a estratégia ESG do Grupo no pilar Diversidade, terá aulas até setembro.

Assim como em vários setores, nos quais os cargos mais altos são ocupados predominantemente pelos homens, o de varejo não foge à regra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Mulheres do Varejo (IMDV), divulgada em 2022, aproximadamente metade dos profissionais do comércio são mulheres; entretanto, apenas 16% estão nos cargos de liderança. No Grupo Pereira, esses números vêm melhorando a cada ano: hoje, 52% dos 17 mil colaboradores da empresa são do sexo feminino e 32% ocupam cargos de liderança.

De acordo com Simone Cotta, gerente de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira, as discussões e ações que a empresa vem implementando têm trazido resultados concretos. “Hoje são 32% de mulheres líderes e a meta é 40% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2024. A forte presença feminina tem sido uma realidade dentro do Grupo e pretendemos aumentar ainda mais esse percentual com ações afirmativas e iniciativas para potencializar as suas carreiras. Nossa intenção é desenvolvê-las pessoal e profissionalmente, contribuindo para os resultados e para os negócios do Grupo Pereira”, afirma.

Durante os meses de duração da EFG as colaboradoras participarão de uma extensa programação, organizada pela equipe de Gente & Gestão do Grupo, como workshops, treinamentos comportamental e técnico, execução do PDI e muito mais. Serão meses de imersão para que possam ocupar os cargos de gerência dentro do Grupo Pereira.

“São muitos os desafios dentro do varejo e a liderança é uma delas. É primordial que as mulheres ocupem os altos cargos e sejam modelos profissionais para as suas equipes e, para isso, é preciso gerar conhecimento, reavaliar sempre os processos e práticas para que tenhamos um ambiente cada vez mais igualitário e, assim, valorizar a liderança feminina. Trabalhar a diversidade hoje é essencial e o Grupo Pereira acredita nisso”, diz Simone Cotta.

Cases femininos

Nataly Galm, gerente do Fort Atacadista de Jundiaí (SP), participou da 5ª edição da EFG e conta que a Escola contribuiu muito para a sua promoção. “as dinâmicas são voltadas totalmente para a prática, com excelente aproveitamento, tornando as aulas mais interessantes e instigantes. No meio do curso fui promovida e agora atuo como gerente de loja. Ter vindo da base é muito gratificante, me capacitei ao longo dessa trajetória com habilidades e competências que me trouxeram a essa etapa”, conta.

“Participei da primeira edição e uma experiência maravilhosa. Interagi com pessoas de outras áreas e regionais e conheci a fundo a empresa nos grupos de trabalho e estágios nos setores. Saí preparada para encarar os desafios de gerir uma loja”, explica Ivonete Costa, hoje Gerente do Comper Rui Barbosa.

Quem também abraçou a oportunidade foi Karla Ajala, hoje gerente do Fort Presidente Vargas, no Mato Grosso do Sul. Ela entrou na empresa em 2011 como Repositora e, oito meses depois, foi a primeira mulher Operadora de Empilhadeira do estado.

“Fui dedicada, tive ao meu lado pessoas que me apoiaram a me tornar líder e também aproveitei todas as oportunidades de crescimento, inclusive a EFG. Na formação pude aprimorar minhas habilidades de comunicação e conhecer melhor o funcionamento da companhia. Acredito nos programas de carreira da empresa porque hoje sou parte disso”, diz, orgulhosa.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada