O Grupo Pereira participa nesta semana de duas ações voltadas a recrutamento de mão de obra. Uma delas é o Feirão do Emprego, promovido pela Prefeitura de Canoas (RS), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) voltada ao quadro da bandeira Fort Atacadista. A outra faz parte de uma iniciativa própria da rede direcionada ao público formado por PCDs para as bandeiras Fort Atacadista e Supermercados Comper.
Nesta quinta, a Prefeitura de Canoas realiza mais uma edição do Feirão de Emprego. As atividades ocorrem até as 14h, na sede da SMDETI, na Rua Dr. Barcelos, 969, e são para vagas de emprego na Fort Atacadista. As funções destinam-se a: auxiliar de cozinha, separador(a) delivery, auxiliar de perecíveis, repositor(a), auxiliar de padaria, operador(a) de caixa, auxiliar de descarga, cozinheiro(a), auxiliar de prevenção, auxiliar de atendimento e técnico(a) de carnes. As vagas são destinadas a todos os perfis, incluindo pessoas com deficiência (PCDs), com mais de 50 anos (50+) e LGBTQIA+.
Os interessados devem comparecer ao local portando um documento com foto. Caso não seja possível, um formulário estará disponível no evento. O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de fichas, se necessário.
Até amanhã, sexta-feira, o Grupo Pereira reafirma seu compromisso com a inclusão ao promover a Semana da Pessoa com Deficiência. A rede atualmente emprega mais de 630 colaboradores com deficiência em suas regionais de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
“A inclusão é um dos principais valores do Grupo Pereira, e a Semana da Pessoa com Deficiência é uma oportunidade de reforçarmos nosso compromisso com a diversidade e a acessibilidade. Queremos criar um ambiente de trabalho onde cada colaborador, independentemente de suas limitações, se sinta valorizado e tenha oportunidades reais de desenvolvimento”, informa a coordenadora de ESG do Grupo Pereira, Adrileny Constantino.
Durante a Semana da Pessoa com Deficiência, o grupo Pereira disponibilizará mais de 300 vagas de emprego em diversas áreas, como operador de caixa, repositor, auxiliar administrativo e auxiliar de prevenção. Além das contratações, o evento inclui apresentações culturais em diversas regionais e palestras de sensibilização para líderes, destacando a valorização dos colaboradores PCDs nas suas 121 unidades.
“Estou no Grupo Pereira desde dezembro de 2022. Entrei como auxiliar de perecíveis e, atualmente, sou encarregada de açougue no Fort Atacadista, de Recanto da Emas, em Brasília (DF). Trabalhar no Grupo Pereira é sinônimo de crescimento e conquista. É uma ótima empresa que me capacita e desenvolve profissionalmente todos os dias”, afirma a colaboradora Erica Lorena, que é deficiente visual.
Com vagas sempre disponíveis para PCDs, que podem ser consultadas no link, o Grupo Pereira é um exemplo para a realidade nacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil vivem mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), apenas 1% dos postos de trabalho no País são ocupados por pessoas com alguma deficiência.
Desde o segundo semestre de 2023, o Grupo Pereira expandiu o Projeto Incluir, uma iniciativa pioneira em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial. Essa ação visa promover a inclusão de pessoas com deficiência em todo o Brasil, proporcionando suporte contínuo para sua adaptação no ambiente de trabalho. “O Projeto Incluir é uma oportunidade para dar o primeiro emprego à pessoa com deficiência com uma carga horária reduzida. Durante os três meses de experiência, o profissional trabalha com jornada de quatro horas ao dia. Depois, dependendo de sua adaptação, ele pode ter sua carga horária aumentada para seis horas diárias, oito horas ou até permanecer trabalhando quatro horas por dia”, explica o diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira, Paulo Nogueira.
Outra ação de destaque é o trabalho assistido, realizado em parceria com instituições de apoio, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Durante o período de experiência, profissionais dessas instituições acompanham os colaboradores PCDs para facilitar sua integração e sua adaptação ao mercado de trabalho.
Fontes: Grupo Pereira e Escritório de Comunicação/ Prefeitura de Canoas