O Grupo Pereira encerra agosto celebrando dois marcos: um na área de sustentabilidade e outro no segmento de automação e tecnologia. A companhia atingiu 1 GWh de geração de energia solar em um único mês, e sua assistente virtual completa cinco anos com mais de 260 milhões de interações.
A rede registrou em julho um marco inédito na sua trajetória de sustentabilidade: pela primeira vez, suas 27 usinas fotovoltaicas em operação geraram 1 GWh de energia em um único mês, o equivalente a 1.000 MWh ou 1.000.000 kWh. Esse volume de energia seria suficiente para abastecer, durante um mês, cinco lojas com consumo médio mensal, ou ainda superar o consumo total das unidades da Regional São Paulo no mesmo período. A geração também evitou a emissão de 59 mil quilos de CO², impacto ambiental equivalente ao plantio de mais de duas mil árvores.
Atualmente, 91% das unidades do Grupo Pereira operam com energia proveniente do Mercado Livre de Energia. “Desde 2023, todas as novas unidades do Grupo já são inauguradas no Mercado Livre de Energia, com uso de energia renovável. A estratégia energética combina energia eólica, fornecida pela Engie, e energia solar gerada a partir de sistemas de autoconsumo com painéis fotovoltaicos. A meta é chegar a 100% das lojas abastecidas por fontes renováveis até 2026”, afirma o gerente Nacional de Energia e Manutenção no Grupo Pereira, Samuel Mutini.
Criada inicialmente como uma solução de automação, a assistente virtual da companhia, batizada de Betina, incorporou tecnologias de Inteligência Artificial (IA) ao longo do tempo, tornando-se mais proativa e alinhada às necessidades dos colaboradores. Atualmente, registra uma média de 4,3 milhões de mensagens trocadas por mês e interage com cerca de 22 mil colaboradores/mês, oferecendo suporte ágil, intuitivo e disponível 24 horas por dia.
Betina se tornou uma aliada estratégica do Grupo Pereira ao centralizar informações, automatizar processos e oferecer respostas imediatas, promovendo uma cultura organizacional mais conectada, transparente e eficiente. A integração entre as áreas de Gente & Gestão e Tecnologia da Informação foi essencial para o desenvolvimento da Betina, que hoje representa uma solução de atendimento interna robusta, segura e em constante evolução, permitindo que a assistente continue sendo aprimorada, acompanhando as mudanças nos sistemas internos, nas políticas de RH e nas demandas dos colaboradores.
“São mais de 60 funcionalidades integradas à rotina dos times, como agendamento de férias, batida de ponto e viagens, otimizando processos e reduzindo a necessidade de contatos manuais ou intermediários com áreas administrativas”, explica o gerente de Digital e Inovação do Grupo Pereira, Douglas Uesato.
A atuação de Betina vai além do suporte interno. Também é interface no relacionamento com os clientes do Grupo Pereira pelo Canal de vendas via WhatsApp. Nessa frente, realiza atendimentos com foco em informações sobre produtos, status de pedidos, cobranças e suporte comercial, funcionando como uma ponte entre o consumidor e os serviços da empresa. “Betina se tornou uma aliada estratégica ao centralizar informações, automatizar processos e oferecer respostas imediatas, promovendo uma cultura organizacional mais conectada, transparente e eficiente”, afirma Uesato.