Home SeçõesNegócios Grupo Peralta vai construir o maior shopping de Santos

Grupo Peralta vai construir o maior shopping de Santos

Com parque verde de 5 mil m² e telhado ecológico, ficará em área de 90 mil metros quadrados na zona intermediária da cidade

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

O Litoral Plaza Santos, novo empreendimento do Grupo Peralta, que será construído na cidade de Santos, teve seu projeto urbanístico e arquitetônico aprovado no mês de agosto. Entre os destaques do futuro complexo que vai englobar o maior shopping da cidade, torres comerciais e residenciais, está um parque verde de 5 mil metros quadrados. O Grupo Peralta também é dono do maior shopping do litoral paulista, o Litoral Plaza, localizado em Praia Grande.

O projeto em Santos também prevê contrapartidas como obras na radioterapia da Santa Casa e na segurança pública do município, como a reforma da Delegacia e do Batalhão 3ª Cia BAEP da Polícia Militar. O acordo para novas instalações das sedes sociais dos tradicionais clubes Portuguesa Santista e Portuários também já foi assinado com o Grupo Peralta e faz parte do processo de revitalização de todo o entorno. O shopping terá localização estratégica ocupando uma área de mais de 90 mil metros quadrados.

Leia também:

Ganhos socioambientais

“Nós estamos assumindo este compromisso de um empreendimento sustentável com captação de energia solar, telhado verde, jardim suspenso e um enorme parque verde que será aberto ao público. Será um ambiente agradável trazendo uma grande valorização para a zona intermediária da cidade. Esse parque será uma área de integração urbana e social, reforçando o compromisso do grupo empreendedor com o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade”, afirma o superintendente do Litoral Plaza, Martinho Polillo.

Para garantir uma infraestrutura adequada na região, os estudos previamente aprovados também contemplam a criação de novos acessos e ruas para garantir um melhor fluxo de veículos, a instalação de um ponto do “Bike Santos”, a impermeabilização responsável do terreno, com caixas de reuso e retenção de água pluvial e também o plantio de 150 novas árvores no entorno do empreendimento, complementando as mais de 1 mil árvores que serão plantadas para compensação ambiental em outras áreas da cidade.

“Posso afirmar que nossa equipe pensou em todos os detalhes. O shopping será feito utilizando técnicas de construção com pré-moldados, minimizando os impactos à vizinhança. Já as cinco torres – comercial e residencial, vão respeitar os distanciamentos de até 150 metros entre um edifício e outro, preservando a circulação de ar e evitando o aquecimento local e da região. Também fizemos estudos para que os edifícios evitem sombreamento nas residências vizinhas”, destaca Martinho Polillo.

Valorização e integração urbana

O parque verde de 5 mil metros quadrados será o “coração” do empreendimento, funcionando como uma grande praça pública, com lojas no térreo abertas para o exterior, criando um ambiente que remete aos centros urbanos tradicionais. “O conceito de ‘fachada ativa’ é justamente a ideia de incentivar a convivência e a interação social em um espaço de convivência com lazer e entretenimento acessível a todos”, acrescenta o superintendente.

Outros Benefícios

Geração de emprego e desenvolvimento

A geração de empregos é um dos principais benefícios do futuro empreendimento elaborado pelo Grupo Peralta. Na primeira fase de construção, serão criados mais de 2.500 postos de trabalho, com a expectativa de atingir mais de 4 mil empregos diretos para o município a partir da terceira fase. “É um impacto bastante positivo na economia, sem contar a valorização imobiliária de todo o entorno. Estamos levando um empreendimento de grande porte para uma área pouco explorada em termos de oferta de serviço e lazer que vai garantir ainda uma melhor distribuição do fluxo de veículos e pessoas. Temos um exemplo do que foi feito em Praia Grande com o Litoral Plaza e como a região se desenvolveu a partir do local”, reforça Martinho.

Espaço multiuso

O projeto multiuso será faseado, sendo a primeira delas focada no centro de compras. Já nas etapas seguintes serão priorizadas construções com foco comercial e residencial. Além disso, o Litoral Plaza Santos será um ponto de entrada para novas marcas e negócios na Baixada Santista, proporcionando um aumento na diversidade de opções para os consumidores e de experiências inovadoras aos clientes, como já ocorre na unidade de Praia Grande.

Estacionamento para 4,6 mil veículos

O estacionamento previsto no complexo (residencial + comercial) contará com cerca de 4.600 mil vagas, sendo 80% delas no subsolo e 20% em um estacionamento vertical. A oferta representa um total superior a quantidade de vagas que existem atualmente somando todos os shoppings da cidade. “Pensando na proximidade com estádios de futebol, como a Vila Belmiro e o Ulrico Mursa, projetamos uma área para até 4 mil veículos, atendendo a alta demanda de visitantes não apenas do shopping, mas também da região em dias de jogos do Santos Futebol Clube, semelhante ao que já ocorre no entorno do Allianz Parque, em São Paulo”, acrescenta o superintendente do Litoral Plaza.

Área total e infraestrutura

A área reservada para o empreendimento possui mais de 90 mil metros quadrados no entorno das avenidas Senador Pinheiro Machado, 300 / rua Cincinato Braga, 1 / rua Joaquim Távora, 418, avenida Francisco Manoel, s/nº e rua Teodoro Sampaio, no Jabaquara. Ao todo, o espaço é o equivalente a mais de dez campos de futebol. Os lotes foram adquiridos por arrematação em leilão de terras federais realizado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Já de área construída estão previstos 323.991,39 metros quadrados.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada