Home SeçõesDestaques Grupo Pão de Açúcar rejeita oferta de R$ 2,8 bilhões pelo Éxito

Grupo Pão de Açúcar rejeita oferta de R$ 2,8 bilhões pelo Éxito

De Renata Ruiz
0 Comentário

Companhia afirmou que preço ofertado por Jaime Gilinski ‘não atende parâmetros adequados de razoabilidade financeira’

A Companhia Brasileira de Distribuição (GPA), dona do Pão de Açúcar, informou na quinta-feira, 20, que seu conselho de administração decidiu por unanimidade rejeitar a nova oferta do banqueiro  colombiano Jaime Gilinski para aquisição de 51% da varejista colombiana Almacenes Éxito pelo valor de US$ 586,5 milhões (R$ 2,8 bilhões).

A companhia alega que o preço ofertado “não atende parâmetros adequados de razoabilidade financeira para uma transação visando uma participação de controle e, portanto, não atende o melhor interesse do GPA e de seus acionistas”.

O GPA ressalta ainda que a segregação dos negócios entre a companhia e o Éxito continua em andamento, faltando apenas a declaração de efetividade do Form 20-F do Éxito pela SEC e a obtenção das aprovações regulatórias das autoridades colombianas.

Requisitos mínimos

O conselho de administração diz entender que, dado o estágio avançado do processo de segregação de ativos, uma potencial oferta, para ser considerada, deveria apresentar alguns requisitos mínimos.

Entre eles, estão uma consideração financeira que reflita a aquisição de uma participação de controle, além do contrato definitivo de compra e venda, incluindo não solicitação de quaisquer obrigações de indenização a acionistas do Éxito que não sejam aquelas estritamente legalmente estabelecidas.

A companhia lista ainda o “breakup fee” representando o percentual razoável do preço a ser proposto e a ser depositado em ‘escrow” para motivar o engajamento em discussões que potencialmente possam justificar cancelamento ou alteração do processo de segregação dos negócios em curso. Isso se justificaria caso, por qualquer motivo, uma potencial transação não se materializasse, resultando em atrasos ao processo de separação de Éxito.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada