O Grupo Mateus registrou lucro líquido de R$ 850,5 milhões no terceiro trimestre de 2025, aumento de 152,5% frente os R$ 336,9 milhões apurados em igual período do ano passado. Considerando o mesmo intervalo, a receita líquida cresceu 11,5% e totalizou R$ 9,3 bilhões, excluindo o efeito da consolidação com o Novo Atacarejo.
Importante destacar que os resultados refletem o fechamento da transação com o Novo Atacarejo em 1º de julho deste ano e o início da consolidação contábil na mesma data. Outro ponto a ser ressaltado envolve o market share da rede que alcançou 37,7% nos Estados de Pernambuco, da Paraíba e de Alagoas, depois da consolidação com o Novo Atacarejo.
O crescimento de vendas nas mesmas lojas (SSS) foi de 4,3% excluindo o Novo Atacarejo e a operação de Eletro.
O lucro bruto, excluindo efeitos extraordinários e consolidação com o Novo Atacarejo, alcançou R$ 2,2 bilhões e a margem bruta atingiu 23,2%, de julho a setembro. O EBITDA (pós IFRS 16), também excluindo os efeitos extraordinários e a consolidação com o Novo Atacarejo, somou R$ 744,0 milhões; e a margem EBITDA (pós IFRS 16) atingiu 8,0%.
O ciclo de conversão de caixa alcançou 57 dias no terceiro trimestre do ano com revisão na política contábil de apuração dos estoques da companhia, excluindo o efeito da consolidação com o Novo Atacarejo. Já o ciclo de conversão de caixa com o Novo atingiu 48 dias.
O grupo encerrou o terceiro trimestre com 306 lojas, com a adição das 36 unidades do Novo Atacarejo e abertura de três espaços de varejo alimentar. Todos esses estabelecimentos são apoiados por uma rede de 19 centros de distribuição (CDs) que abastecem as unidades da empresa e os mais de 48 mil clientes por mês pelo segmento de atacado B2B. Em contrapartida, houve o fechamento de 16 lojas especializadas em eletrônicos e o encerramento do departamento de Eletro de 15 unidades de varejo alimentar no acumulado do ano até outubro.
Analisando esse tópico em detalhe, com a conclusão da operação com o Novo Atacarejo, o Mateus encerrou o trimestre com 215 lojas de varejo de alimentar. No período, foram inauguradas cinco unidades, sendo dois atacarejos da bandeira Mix Mateus (na Bahia e em Pernambuco), dois estabelecimentos cash & carry do Novo (em Pernambuco) e um Supermercado Camino (no Maranhão), ampliando, assim, a presença nesses estados e na regional Nordeste. No fim do trimestre, a companhia operava em 124 cidades dos nove estados em que está presente. No acumulado do ano, foram inauguradas 13 novas lojas, sendo 10 atacarejos e 3 supermercados.
As vendas das unidades, com mais de quatro anos, totalizaram 52% da venda total; enquanto as operações, com dois a três anos, representaram 27%, resultado da consolidação com as 36 unidades do Novo Atacarejo.
Clique aqui e acesse o relatório completo sobre os resultados do Grupo Mateus no terceiro trimestre de 2025.