<< Voltar pra Home

Consumidor



Grupo Mateus projeta expansão intensa no segundo semestre

11 de agosto de 2023
 - 
12:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Grupo Mateus projeta expansão intensa no segundo semestre”

Rede prevê a inauguração de 28 lojas até o final de dezembro; no primeiro semestre, a receita bruta foi de R$ 7,2 bi

O Grupo Mateus vai intensificar as inaugurações no segundo semestre do ano, disse o fundador e presidente do conselho da varejista, Ilson Mateus. Somente em julho, a companhia abriu quatro novas lojas, em comparação com a abertura de três pontos de venda entre abril e junho: dois atacarejos no Ceará (Fortaleza e Maranguape) e um supermercado no Maranhão (Coelho Neto).

Nos últimos 12 meses até junho, foram abertas 21 lojas, um crescimento de 12,6% da área de vendas. Ao final do período, a companhia operava 239 lojas.
“Teremos novas lojas em vários Estados e cidade, que vão trazer nossa taxa de ocupação. Vamos consolidar nossas vendas no Nordeste”, disse o fundador da companhia. O Grupo começará a inaugurar as lojas que pertenciam ao Grupo Big e foram compradas junto ao Carrefour Brasil no ano passado, a partir de Juazeiro do Norte (CE).

O Grupo Mateus informou que registrou lucro líquido de R$ 294 milhões no segundo trimestre de 2023, avanço de 13,2% ante igual período do ano passado. Já o lucro atribuído ao controlador alcançou R$ 289,8 milhões, contra R$ 261,1 milhões um ano antes.

A receita líquida da rede de varejo alimentar somou R$ 6,42 bilhões no período, crescimento de 23,6% na base anual. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) chegou a R$ 505,7 milhões de abril a junho do ano, 23,4% acima do observado um ano antes. A margem do Ebitda ficou estável, em 7,9%.

De acordo com o diretor financeiro e de relações com investidores, Túlio Queiroz, a maior pressão de rentabilidade relacionada ao plano de expansão esteve concentrada em 2022 e 2023. No terceiro trimestre, ainda é esperando algum consumo de caixa, mas, nos últimos três meses do ano, a empresa projeta uma “geração de caixa importante”. “Estamos muito disciplinados em manter o ritmo de expansão desde o momento do IPO. Vamos reagindo às oportunidades estratégicas. A nossa ideia é manter o ritmo de crescimento”, disse, sem detalhar.

Com informações do Valor

Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Presidente da ABRAS destaca atuação do setor na ajuda às vítimas das enchentes no RS

João Galassi esteve na abertura da APAS SHOW, maior evento de alimentos e bebidas das Américas; em seu discurso destacou…
Image

Grupo Mateus inaugura loja na cidade de Russas, Ceará

Com bandeira de Cash & Carry, nova unidade conta com 2670m² de área de venda e chega com peixaria Em…
Image

Redes supermercadistas atraem clientes com vídeos virais

Postagens feitas por empresas do varejo alimentar têm ganhado cada vez mais engajamento A rede social está cada vez mais…
Image

Coasul Supermercados inaugura loja em Dois Vizinhos, Paraná

Em prol das vítimas das enchentes no RS, 3% do valor total de vendas feitas no dia da abertura da…