O Grupo Mateus anunciou na última terça-feira, 01, a consumação da operação envolvendo a combinação estratégica dos negócios do Novo Atacarejo com os negócios de atacarejo, varejo e atacado de distribuição explorados pela companhia nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
Leia também:
- Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo
- Cade aprova sem restrições fusão entre Grupo Mateus e Novo Atacarejo
Como resultado da implementação da operação, a companhia passou a deter, por meio de suas subsidiárias, 51% do capital votante e total de Novo Atacarejo e os sócios fundadores do Novo passaram a deter, em conjunto, 49% do capital votante e total de Novo Atacarejo.
A negociação para essa operação foi iniciada em maio de 2024 divulgada pela SuperHiper.
Confira a íntegra do Fato Relevante:
O Grupo Mateus S.A. (“Companhia”), nos termos da Lei nº 6.404/76 e da Resolução da CVM nº 44/21, em continuidade aos Fatos Relevantes divulgados em 29 de maio de 2024, 31 de maio de 2024 e 20 de dezembro de 2024 e ao Comunicado ao Mercado divulgado em 20 de fevereiro de 2025, vem comunicar a seus acionistas e ao mercado o quanto segue:
Foi consumada, em 1º de julho de 2025, a operação envolvendo a combinação estratégica dos negócios do Novo Atacado Comércio de Alimentos S.A. (“Novo Atacarejo”) com os negócios de atacarejo, varejo e atacado de distribuição explorados pela Companhia nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas (“Operação”), nos termos do “Acordo de Associação, Investimento e Subscrição de Ações e Outras Avenças” celebrado em 19 de dezembro de 2024 entre certas subsidiárias operacionais da Companhia, a NSA Participações e Empreendimentos Ltda. (“NSA”) e a Ambapar – AMBA Participações S.A. (“Ambapar” e, em conjunto com a NSA, os “Sócios Fundadores Novo”), com a interveniência do Novo Atacarejo e outras partes (“Contrato de Associação”).
Como resultado da implementação da Operação, a Companhia passou a deter, por meio de suas subsidiárias, 51% do capital votante e total de Novo Atacarejo e os Sócios Fundadores Novo passaram a deter, em conjunto, 49% do capital votante e total de Novo Atacarejo. Conforme previsto no Contrato de Associação, em 1º de julho de 2025 foi celebrado o acordo de acionistas do Novo Atacarejo entre as subsidiárias operacionais da Companhia e os Sócios Fundadores, que estabelece, dentre outros temas, os direitos políticos dos acionistas, especialmente no que diz respeito à gestão e administração de Novo Atacarejo, bem como regras e restrições aplicáveis às transferências de ações do Novo Atacarejo.
A conclusão da Operação representa mais um importante passo na estratégia de expansão regional da Companhia, alinhando-se ao propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico das regiões Norte e Nordeste do país. A área de Relações com Investidores da Companhia fica à disposição para eventuais dúvidas sobre o tema.
Assessoria de Imprensa do Novo Mateus