Nesta manhã, a rede apresentou, em coletiva de imprensa, os resultados do primeiro trimestre de 2023 e o faturamento de 2022, que fechou em R$ 24,6 bilhões
Fundado há 36 anos em Balsas, cidade do Maranhão movida pelo agronegócio, o Grupo Mateus tem se consolidado como uma das maiores empresas do varejo alimentar do Brasil. De acordo com o ranking de 2023 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a companhia passou a ocupar o terceiro lugar, a única empresa brasileira ocupar os Top 3 do Ranking ABRAS.
Na coletiva de imprensa realizada hoje, dia 11 de maio, a empresa apresentou a evolução de faturamento, que apresentou + 71% de crescimento, com uma evolução de R$ 14,4 bilhões em 2020, R$ 17,9 bilhões em 2021 e R$ 24,6 bilhões em receita bruta 2022. O Grupo Mateus vem com um forte plano de expansão, hoje eles possuem 238 lojas no total, sendo 62 com a bandeira Mix Mateus, 36 Mateus Supermercados, 34 lojas Camiño Supermercados e 106 lojas Eletro Mateus.
E para este ano, a companhia mantem um ritmo forte de expansão, com conversões de lojas adquiridas do Grupo Big e inaugurações de novas lojas. Com a inauguração simultânea de duas novas lojas na próxima sexta-feira, 12, em Fortaleza e Maranguape, no Ceará, o Grupo somará 240 unidades de negócio. A operação da empresa está concentrada no Norte e Nordeste, tendo acelerado seu plano de expansão a partir da abertura de capital, em outubro de 2020. À época, o Grupo Mateus foi protagonista do maior IPO daquele ano, captando R$ 4,63 bilhões.
O foco da abertura de novas lojas está na operação de cash and carry, os chamados atacarejos. O presidente do Grupo Mateus, Jesuino Martins, comentou sobre um diferencial que tem sido decisivo para o crescimento da empresa no setor. “Nossas lojas de atacarejo oferecem serviços, além de um mix de produtos variado e preços competitivos. O consumidor encontra tudo em um só lugar, o que garante economia, praticidade e comodidade na compra. Este modelo pioneiro tem fidelizado os clientes e nos feito conquistar a confiança dos consumidores nas novas cidades aonde chegamos”, explicou.
O CEO da companhia está se referindo, mais exatamente, à peixaria, açougue, padaria e setor de hortifrúti das lojas. Ainda como modelo inovador, o Mix Mateus – bandeira de atacarejo do Grupo – possui o Boteco Gelado. Instalado na área externa da loja, o setor de venda exclusivamente de bebidas, possui caixa independente, o que permite ao cliente comprar a bebida já gelada e própria para consumo ou revenda, sem precisar entrar na loja para adquirir os produtos.
Com a inauguração das duas lojas no Ceará, a empresa – genuinamente nordestina – está gerando 600 novos empregos. Os colaboradores do Mix Mateus do bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, e os da unidade do município de Maranguape, passam a integrar um quadro que ultrapassa 48 mil funcionários.
A chegada do Grupo Mateus no Ceará data de 2021 quando foram inauguradas as lojas de Tianguá e Sobral. No ano seguinte, a companhia abriu um Mix Mateus em Itapipoca, depois vieram as lojas de Quixeramobim, Crateús e Maracanaú. Somente no estado, a empresa é responsável por mais de 3 mil empregos formais. Com a continuidade da expansão do Grupo em terras cearenses e previsão de inauguração ainda nas cidades de Canindé, Juazeiro e Aracati, este número deve chegar a mais de 4 mil.
“Gerar emprego, renda, oportunidade de crescimento e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões Norte e Nordeste faz parte da nossa missão”, enfatizou o fundador do Grupo Mateus, Ilson Mateus.