Com vagas abertas em todas as unidades e um programa estruturado de recrutamento, o +Inkluir, o Grupo Koch reforça a importância da diversidade e do respeito às individualidades dentro do ambiente de trabalho. Todas as vagas oferecidas pela rede supermercadista são abertas a pessoas com e sem deficiência. No entanto, algumas funções operacionais, como empacotador e operador de loja, são frequentemente destinadas exclusivamente a PCDs. A resposta tem sido positiva, tanto por parte dos colaboradores quanto das equipes.
O diretor de recursos humanos do Grupo Koch, Antônio Koch, explica a importância de um modelo de negócio que entende o quanto a diversidade e inclusão gera empatia, inovação e respeito entre colaboradores e clientes. Porém, não basta ter apenas a consciência – é preciso capacitar as equipes, preparar os espaços e fazer os devidos ajustes e adaptações para recepcionar e selecionar bem os melhores talentos, independente da sua deficiência. “Afinal, contratamos pela competência e nos preparamos constantemente para acolher e respeitar suas limitações, desde o processo de recrutamento e seleção até a sua entrada e permanência conosco. Prezamos por um processo seletivo livre de preconceito e capacitismo”, diz.
Já o gerente executivo de RH da rede supermercadista, Alisson dos Santos, pontua que não basta apenas ter consciência sobre o tema — é preciso falar de senso de pertencimento, que é um dos pilares do Programa de Inclusão do Grupo, o +Inkluir. “Ninguém em um lugar em que não se sente representado, valorizado, sente-se acolhido e desafiado a fazer melhor. Mantemos parcerias com algumas instituições e que nos ajudam neste processo de inserção no mundo do trabalho: APAEs, AMAs, SENAC, CIEE. Estas nos auxiliam, dão suporte e nos motivam a fazer mais e melhor respeitando a especificidade de cada pessoa e a extrair o melhor de nossos colaboradores”, explica.
Como se candidatar
As pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade no Grupo Koch podem se cadastrar diretamente na página de carreiras do grupo, procurar a unidade mais próxima e conversar com o gerente ou setor de RH. Além disso, as instituições parceiras recebem e divulgam as vagas disponíveis.