Início » Seção » Grupo Koch dá mais um passo rumo à excelência operacional

Grupo Koch dá mais um passo rumo à excelência operacional

Rede aposta em novo modelo de abastecimento voltado a garantir o estoque certo, no timing adequado e no lugar correto

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Giseli Cabrini

Da eficiência à excelência operacional. Essa é a meta do Grupo Koch por meio de seu projeto de melhoria contínua, que contempla um novo modelo de abastecimento direto da doca para a área de vendas, eliminando etapas intermediárias. Assim, o processo de reabastecimento das lojas é acelerado, o que contribui para reduzir a ruptura. Ou seja, garantir o estoque certo, no timing adequado e no lugar correto.

Entre os resultados já mensurados pela rede, estão: redução de estoque das lojas, paletes direcionados por corredor, entregas específicas para ruptura, melhoria da gestão de rotina e de promotores, e integração de ações, como planograma e remarcação de preço. Em relação às entregas específicas para ruptura, elas são direcionadas para atender exclusivamente a produtos que estão em falta na gôndola. Quando a ruptura é identificada, o centro de distribuição (CD) prepara e envia um palete com foco nesses itens, garantindo reposição rápida e evitando perda de vendas.

Quanto à integração de ações, durante a execução do projeto, identificou-se a oportunidade de integrar outras frentes de melhoria, como ajustes no planograma para otimizar a exposição e facilitar o abastecimento, e aprimoramento no processo de remarcação de preços para torná-lo mais ágil e organizado, reduzindo erros e impactos na experiência do cliente.

Essa transformação está sendo construída por um time multidisciplinar, que reúne, entre outros: supply chain, CD, comercial, trade, operações e tecnologia da informação (TI). E possui apoio direto da alta liderança, incluindo a presidência e a diretoria, que participam ativamente do projeto.

O novo modelo de abastecimento começou a ser adotado recentemente, como parte da jornada de melhoria contínua, e ainda está em fase inicial, sendo gradualmente expandido para mais unidades. Atualmente, está em implementação nas operações de varejo e atacado, envolvendo diretamente as lojas, o centro de distribuição (CD) e as áreas responsáveis pela gestão de abastecimento e ruptura.

O projeto envolve metodologias, como PDCA, 5S e Gemba. A primeira prevê um ciclo de melhoria contínua com quatro etapas: planejar (Plan), executar (Do), checar (Check) e agir (Act) — utilizado para testar e aperfeiçoar processos. O segundo envolve uma metodologia de organização do ambiente de trabalho baseada em cinco princípios japoneses: utilização, ordenação, limpeza, padronização e disciplina. Por sua vez, o último adota a prática de ir ao “local real” onde o trabalho acontece para observar, compreender os problemas e identificar oportunidades de melhoria diretamente na operação.

Contudo, para o Grupo Koch, o maior aprendizado é ver que a melhoria contínua é feita por pessoas com propósito, alinhamento e vontade de fazer a diferença.

História

A história da rede, 10ª colocada no Ranking ABRAS 2025, começa na década de 1980, quando a família Koch, de Antônio Carlos (SC), iniciou sua trajetória no comércio de feiras livres na Grande Florianópolis (SC). O sucesso na produção e na venda de hortifrútis rapidamente despertou nos irmãos Sebastião, Geraldo, José Evaldo, Antônio e Albano Koch o desejo de ir além.

Com espírito empreendedor e muita dedicação, em setembro de 1994, eles inauguraram a primeira loja Supermercado Koch, na cidade de Tijucas (SC).

Atualmente, o Grupo Koch tem mais de 80 lojas espalhadas por Santa Catarina, além de um moderno centro de distribuição (CD) em Tijucas, responsável pela logística de abastecimento das lojas, e um centro administrativo e comercial em Itapema (SC), anexo à unidade Komprão Koch Atacadista.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada