Home SeçõesConsumidor Vendas de vinhos aquecem no inverno e redes supermercadistas apostam em eventos e experiências

Vendas de vinhos aquecem no inverno e redes supermercadistas apostam em eventos e experiências

Grupo Koch e Grupo Pereira aproveitam alta no consumo da bebida para ampliar portfólio, promover festivais e investir em capacitação e conteúdo

De Redação SuperHiper
0 Comentário

O consumo de vinhos no Brasil ganha força com a chegada do inverno, estação que tradicionalmente impulsiona as vendas da bebida. Em 2023, o mercado registrou um crescimento de 11,6%, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), e a expectativa para 2025 é de uma alta entre 7% e 12% nos meses mais frios. Grandes redes supermercadistas como o Grupo Koch e o Grupo Pereira se preparam para surfar essa onda com ações que incluem festivais temáticos, curadoria de rótulos exclusivos, ambientação diferenciada nas adegas e iniciativas de capacitação e conteúdo digital.

Adega reformulada e portfólio ampliado

O Grupo Koch, maior rede supermercadista de Santa Catarina, iniciou uma nova fase em sua operação de vinhos. A meta é ambiciosa: superar 4 milhões de garrafas vendidas em 2024, alavancadas pela importação própria de rótulos exclusivos e uma série de melhorias nas lojas.

Entre as principais ações está a reformulação das adegas nas unidades SuperKoch e Komprão, que estão sendo reestruturadas para proporcionar uma ambientação mais acolhedora e convidativa. Além disso, o grupo vem apostando em um mix mais amplo e sofisticado, com mais de 400 rótulos nacionais e importados.

Para garantir que a experiência seja completa, o time de atendimento também passou por um processo de qualificação. Por meio da iniciativa “Escola Adega”, os colaboradores participam de treinamentos contínuos sobre vinhos, o que garante um atendimento mais consultivo e personalizado nas lojas.

Entre os destaques da estação estão rótulos como o Las Campanas Garnacha (Espanha), o Sottano Reserva Malbec (Argentina) e o Cabeza de Piedra Bourbon (Chile), um blend envelhecido em barris de uísque.

A cereja do bolo será a 3ª edição da Feira de Vinhos SuperKoch, marcada para o dia 14 de junho no Ocean Place, em Balneário Camboriú. Com ingressos esgotados, o evento reunirá mais de 200 rótulos, 20 vinícolas e importadoras, além de degustações dirigidas — consolidando-se como um dos maiores encontros enogastronômicos da região.

Eventos, conteúdo digital e importação própria

Já o Grupo Pereira, que opera as bandeiras Fort Atacadista, Comper e Bate Forte, lançou uma campanha nacional robusta sob o selo “Mundo dos Vinhos”, que vai de maio a agosto. A ação contempla desde promoções com preços agressivos até conteúdos digitais para democratizar o acesso à bebida.

O ponto alto é o Festival Mundo dos Vinhos, que acontece neste sábado, 14 de junho, na loja Três Barras do Fort Atacadista, em Campo Grande (MS). Com entrada gratuita, o evento oferecerá degustações de vinhos nacionais e importados, queijos, massas e embutidos, além de experiências de harmonização com dicas práticas para todos os perfis de consumidores — do iniciante ao entusiasta.

A estratégia também inclui a série digital “Vinho Descomplicado”, apresentada pelo sommelier Charles de Carvalho. Em 15 episódios curtos e didáticos, ele aborda temas como tipos de uva, harmonização, formas de consumo e armazenamento. Os vídeos estão sendo publicados semanalmente nas redes sociais e no site oficial da campanha.

Com 68 unidades distribuídas em sete estados brasileiros, o Fort Atacadista também aposta em rótulos de importação própria vindos de Chile, Argentina e Portugal, com condições facilitadas para pagamento. Clientes do Vuon Card, por exemplo, podem parcelar compras de vinhos e espumantes em até 10 vezes sem juros.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada