Com uma atuação consolidada no trade do varejo, o Grupo HEINEKEN aposta em estudos aprofundados tanto para aprimorar o relacionamento com clientes e consumidores, quanto adicionar valor à categoria e, consequentemente, ao negócio varejista. Acompanhando as tendências do mercado e com objetivo de adotar uma estratégia clara e efetiva de execução nos pontos de venda, a companhia estabelece como base de sua atuação para a execução perfeita a “Fotografia do Sucesso” — guia de abastecimento e exposição voltados ao time de campo, que contribui para maior efetividade nos estabelecimentos.
Considerando pontos importantes como o mapa da loja em diferentes formatos (atacados, hiper, super, mini), e características regionais, o Grupo avalia e executa a reposição das marcas nas gôndolas de forma estratégica, a ponto de garantir que os produtos estejam no lugar correto para atrair o shopper e facilitar a comparação dos preços. Além disso, baseado em conhecimento sobre a jornada de compra dos shoppers e as ocasiões de consumo, é possível avaliar e definir quais as melhores formas de expor as categorias de acordo com o estabelecimento.
O diretor sênior de canais especiais e trade do Grupo HEINEKEN, Ricardo Piccoli, explica que a fotografia de sucesso envolve elementos importantes como ativação, produtos expostos e materiais nos pontos de vendas. “Em iniciativas de implementação do planograma seguindo a estratégia, a companhia já possui um case notável considerando um aumento de 45% no volume de vendas nas gôndolas de um parceiro, por exemplo. Neste caso, alcançamos essa evolução a partir do ajuste do espaço dedicado aos nossos produtos na gôndola”, conclui o executivo.
A atuação direta e constante entre indústria, varejo e pontos de venda é fundamental para maximizar o impacto das vendas. Por meio de comunicação, treinamentos para equipe e com a implementação de estratégias como a Fotografia de Sucesso, por exemplo, além de apoiar os parceiros em uma abordagem colaborativa, as empresas garantem sortimento e execução adequada no PDVs.