Home SeçõesDestaques Grupo GPA Brasil cresce 10% na receita bruta

Grupo GPA Brasil cresce 10% na receita bruta

De Renata Ruiz
0 Comentário

Margem EBTIDA do grupo foi de 7% no terceiro trimestre, com avanço nos últimos cinco trimestres

A receita bruta do grupo GPA Brasil cresceu 10% no terceiro trimestre de 2023, que agora totaliza R$5,1 bilhões. O maior destaque foi na bandeira Pão de Açúcar, com crescimento de 11,6% no valor. Ainda, em relação ao SSS (vendas na mesma loja), a marca cresceu 7,2%, sendo que o formato proximidade apresentou alta de 21,7% em volume.

“Um ano e meio após o início do processo de turnaround, registramos forte crescimento das vendas mesmas lojas, com destaque para o Pão de Açúcar e Proximidade, com ganhos contínuos de market share em todos os formatos e forte aceleração do e-commerce – com 15% de crescimento da receita e aumento da margem de contribuição em relação a 2022″, afirma o CEO do GPA, Marcelo Pimentel.

Além disso, houve uma melhora na margem da varejista pelo quinto trimestre consecutivo. O EBITDA ajustado foi de R$ 333 milhões, com margem de 7%, uma evolução de 1,2% comparando com o terceiro trimestre de 2022, e 0,7% em relação ao trimestre passado, com redução da quebra e ampliação da participação dos perecíveis em todas as bandeiras.

Neste trimestre, o grupo avançou no nível de satisfação do cliente em todas as suas marcas, com um diferença de 10 pontos, e com foco na adesão de clientes premium, principalmente no Pão de Açúcar. Em relação ao plano de expansão, o intuito é investir no formato de proximidade e premium, com o Minuto Pão de Açúcar, que no período analisado foram 20 novas unidades, sendo 18 lojas seguindo o modelo de vizinhança e as outras duas no formato completo da bandeira. Ainda, a categoria de perecíveis foi o grande destaque, impulsionado por FLV (frutas, verduras e legumes) e açougue no Pão de Açúcar, devido às medidas  implementadas pelo projeto refresh, que promoveu uma melhora do sortimento mantendo a competitividade.

A companhia ainda teve uma queda de R$507 milhões na sua dívida líquida, que atualmente é de R$ 3 bilhões. Vale destacar a operação que o grupo realizou no início de outubro, com a descontinuidade do Grupo Éxito, vendendo a sua participação de 13,3% , por US$ 156 milhões, para o Grupo Callejas, rede supermercadista líder em El Salvador.

“Chegamos ao quarto trimestre, o período do ano mais importante para o varejo de alimentos, ainda mais motivados e engajados com o plano estratégico que traçamos e com os resultados consistentes que temos alcançado. Focamos no futuro trabalhando os nossos ativos, acionando as alavancas certas, com muito foco e disciplina e certos da nossa posição diferenciada diante do mercado”, finaliza Pimentel.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada