O Grupo Carrefour está deixando a Itália e vendendo suas operações para a NewPrinces. O grupo italiano assinou um acordo vinculativo no valor de aproximadamente 1 bilhão de euros com a gigante francesa do varejo para adquirir 100% do Carrefour Itália. A venda inclui 1.188 negócios, incluindo 41 hipermercados, 315 supermercados e 820 pontos de venda.
“A aquisição do Carrefour Itália representa um passo fundamental na trajetória de crescimento do nosso grupo. Escolhemos investir decisivamente em um ativo estratégico para a Itália, com o objetivo de relançar uma rede abrangente e maximizar as sinergias entre o varejo e a indústria”, disse o presidente do Grupo NewPrinces, Angelo Mastrolia, cujas marcas também incluem Delverde, Corticella, Ciccarese, Polenghi, Centrale del Latte, Torre in Pietra e Ala.
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Como parte da transação, o Carrefour reinvestirá 237,5 milhões de euros no Carrefour Itália como uma contribuição única para apoiar seu relançamento industrial e continuidade operacional. A NewPrinces se comprometeu a investir 200 milhões de euros no fechamento do negócio, destinados a iniciativas de desenvolvimento, inovação logística e renovação da marca. O total de investimentos planejados será, portanto, de 437,5 milhões de euros, destinados ao aprimoramento e ao relançamento da rede, bem como ao fortalecimento da competitividade no mercado.
A receita total do Carrefour Itália é de aproximadamente 3,7 bilhões de euros, com um EBITDA, incluindo imóveis, de 115 milhões de euros. A rede de supermercados tem forte presença, especialmente no norte da Itália: 314 lojas na Lombardia; 202 no Piemonte; 195 no Lácio; 161 na Ligúria; 54 na Toscana; e 49 na Emília-Romanha, no Vale de Aosta e na Sardenha. O grupo emprega atualmente 18 mil pessoas, sendo 10 mil diretamente e 8 mil indiretamente.
Argentina
Saindo da Europa e indo para a América do Sul, o plano de reestruturação global do Carrefour passa também pela Argentina. Segundo o diário La Nacion, o grupo francês contratou o Deustsche Bank para avaliar ativos e mapear possíveis interessados na operação daquele país.
Fontes ouvidas pelo La Nacion dizem que as tratativas ainda são incipientes e podem levar vários meses ou até mais de um ano, culminando na venda ou não da empresa na nação portenha.
Em fevereiro, o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, alegou que a empresa está considerando se desfazer de ativos e subsidiárias considerados não estratégicos para priorizar seus principais mercados: o Brasil, a França e a Espanha.
Brasil
O Conselho de Administração do Carrefour Brasil aprovou novos contratos de empréstimo intercompany com o Carrefour Finance, que somam até R$ 9,8 bilhões. Serão R$ 9,05 bilhões destinados à própria companhia e R$ 750 milhões para a subsidiária WMS Supermercados, ambos com taxa de juros anual de 15,40% e prazo de 36 meses, prorrogável.
Além disso, foi autorizada a adoção de medidas para o resgate antecipado ou pré-pagamento de diversas séries de debêntures emitidas pela companhia, inclusive aquelas vinculadas a Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) da Vert e da True Securitizadoras.
As decisões integram o esforço da companhia para otimizar sua estrutura de capital e reduzir o custo da dívida. Conforme fato relevante divulgado ao mercado na quinta-feira (24), o endividamento da companhia totalizava aproximadamente R$ 9,7 bilhões.
Clique aqui e confira o fato relevante divulgado ao mercado na sexta-feira (25), que detalha o refinanciamento de dívidas da companhia.
Fontes: repubblica.it, exame.com e infomoney