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Grupo Carrefour lucra R$ 221 milhões no 3º tri, alta de 67,4%

Atacadão e Sam’s Club foram destaques no resultado

De Redação SuperHiper
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O Grupo Carrefour Brasil (GCB) registrou lucro líquido de R$ 221 milhões no terceiro trimestre de 2024, crescimento de 67,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em termos ajustados, o lucro líquido da companhia somou R$ 412 milhões de julho a setembro, avanço de 94,6% ante 2023.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado subiu 5% no comparativo anual, para R$ 1,54 bilhão, contra expectativa média de analistas de R$ 1,47 bilhão, com margem Ebitda ajustada estável em 5,7%.

As vendas totais avançaram 5%, para R$ 29,5 bilhões, conforme previamente divulgado pela companhia. A receita cresceu 5,1%, para R$ 28,36 bilhões, incluindo a operação do banco.

O varejo teve alta nas vendas em mesmas lojas de 7,6% no segmento alimentar e desempenho positivo de 6,2% no não alimentar, sem considerar a performance dos postos de gasolina. Contudo, as vendas totais recuaram 7,9% na comparação anual, em função da redução de 22% na área de vendas.

O e-commerce do grupo também se destacou no trimestre, com o valor bruto de mercadorias (GMV), e atingiu R$ 3 bilhões. Trata-se de um aumento de 21% ante igual período do ano passado, impulsionado por um crescimento de 39,7% a/a nas vendas. O canal respondeu por 10,5% das vendas.

“O Grupo Carrefour Brasil entregou mais um trimestre de desempenho operacional forte, com ganhos de participação de mercado. O momento positivo de vendas continuou durante o terceiro trimestre deste ano, com o cash & carry e o varejo entregando crescimento de volume”, informou a companhia no documento divulgado ao mercado.

Ainda segundo o documento, no cash & carry destaque para a adoção de serviços e de self-checkout voltadas a ampliar o tráfego de clientes B2C. No varejo, os ajustes no portfólio de lojas e o novo posicionamento de preços estão dando frutos, levando a uma forte aceleração de vendas. Por fim, para o Sam’s Club, este foi um trimestre de investimentos em expansão de lojas e da base de clientes, o que será fundamental para solidificar a proposta de valor do formato no futuro.

“As lojas convertidas progrediram em sua maturação e as sinergias de fusão entre os ativos do GCB e BIG atingiram run-rate anualizado e R$ 2,7 bilhões no trimestre, em curso para atingir a meta revisada de R$ 3 bilhões até o fim de 2025.”

Importante relembrar que, como parte da estratégia da companhia de otimizar a sua alocação de capital, em 22 de outubro, o Grupo Carrefour Brasil assinou uma operação de sale-leaseback no valor de R$ 725 milhões para 15 lojas Atacadão. As despesas de aluguel devem somar aproximadamente R$ 4,8 milhões ao mês 98% de cap rate). A expectativa é que o fechamento da transição ocorra até o fim do ano, uma vez que depende da aprovação de órgãos antitruste e do cumprimento de condições precedentes usuais.

A companhia encerrou os nove primeiros meses do ano com 1.041 lojas e área total de vendas de 3.156.123 metros quadrados. No terceiro trimestre do ano, foram inauguradas três novas lojas cash & carry (uma conversão de hipermercado e duas de supermercado) nos estados da Bahia (duas) e Rio de Janeiro (uma) e outros quatro novos Sam’s Club (quatro conversões de hipermercados) em Alagoas (um), Bahia (um), Ceará (um) e Minas Gerais (um).

Resultado por bandeira/formato:

Atacadão (atacarejo/ cash & carry) – responsável por 72% das vendas
Vendas brutas: R$ 21,4 bilhões (+ 8,3%)
Ebitda: R$ 1,3 bilhão
Número de lojas: 374 (+ 13%)
Atacarejo/ cash & carry

As antigas lojas do Grupo BIG convertidas em Atacadão, responsáveis por 12% das vendas do segmento, apresentaram sólido crescimento de 14% durante o trimestre, em cima de um crescimento do ano passado de 22,2%, maturando como esperado.

A bandeira Atacadão apresentou taxas e crescimento acima do mercado durante o terceiro trimestre deste ano. A dinâmica de volumes foi positiva no trimestre, com números bastante fortes de venda em setembro, enquanto em julho e agosto o desempenho foi impactado pela deflação a mês a mês.

Em linha com a estratégia de aumentar o tráfego dos clientes B2C nas lojas, foram adicionados serviços (padaria, açougue e fatiadas) em 151 lojas no trimestre). Isso gerou reflexos positivos para o número de tíquetes B2C na bandeira.

Ainda sobre o Atacadão, o canal digital respondeu por 8,1% das vendas do total, ou seja, + 1,9 p.p. no contraponto a igual período do ano passado.

No terceiro trimestre de 2024, foram inauguradas três novas lojas no formato cahs & carry: uma conversão de hipermercado Carrefour e duas de supermercado Bompreço, totalizando 14 novas unidades no ano.

Carrefour (varejo: supermercados e hipermercados) – responsável por 22% das vendas

Vendas brutas: R$ 6,4 bilhões (-7,9%)
Ebitda: R$ 157 milhões
Número de lojas: 114 (-29%)

Quanto ao formato varejo, foram convertidas 18 lojas nos últimos 12 meses (13 hipermercados e cinco supermercados) em unidades Atacadão e Sam’s Club. Foram fechados 126 estabelecimentos do varejo (16 hipermercados e 110 supermercados) no mesmo período. Além disso, foi encerrada parceria no estado de Minas Gerais para operação de 15 supermercados.

Sam’s Club (clube de compras) – responsável por 6% das vendas

Vendas brutas: R$ 1,8 bilhão (+16,9%)
Ebitda: R$ 3 milhões
Número de lojas: 58 (+11%)

No terceiro trimestre foram abertas quatro unidades (sendo quatro conversões de hipermercados). Até o fim de setembro, a rede operava 58 lojas do Sam’s Club. Com a adição de sete estabelecimentos neste ano, o grupo completa seu plano de expansão para 2024, elevando o número de lojas em 23,4% no comparativo entre o terceiro trimestre de 2024 e igual período do ano passado.

Vale destacar que o Ebitda atingiu R$ 3 milhões no terceiro trimestre deste ano ante R$ 52 milhões registrados em igual período em 2023. Ou seja, queda de 94,8% devido a investimentos em despesas operacionais (Opex) para abertura de lojas.

Avanços em ESG

– Doação de 4,4 mil toneladas de alimentos nos nove primeiro meses de 2004. Isso representa um aumento de 181% frente ao ano passado;
– Ações de apoio ao estado do Rio Grande do Sul, que foi afetado por uma tragédia climática: doações de produtos de higiene pessoal, alimentos e cobertores, beneficiando cerca de 2 mil pessoas;
– Avanço na estratégia de descarbonização, reduzindo a emissão em 48% no escopo 1 e 2 no terceiro trimestre de 2024. Ou seja, 10 p.p. além do previsto para o ano, que era uma queda de 38%.
– Expansão do programa de combate ao desmatamento: desde 2018, o grupo adotou um controle socioambiental para compras de carne bovina com monitoramento via satélite e alertas em tempo real no bioma amazônico. No terceiro trimestre deste ano, foi expandido esse monitoramento para todos os biomas brasileiros, incorporando cerrado, pampa, floresta amazônica e caatinga. No fim do período, 100% dos fornecedores de carne bovina estavam em conformidade com a política da companhia.

Banco Carrefour

O Banco Carrefour, unidade financeira do GCB, também anunciou seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024. O maior destaque foi o aumento de 13,2% no faturamento em relação a igual período do ano anterior, somando R$ 17,1 bilhões.

O Ebitda ajustado somou R$ 237 milhões no trimestre, 0,9% maior que em 2023. O aumento é resultado da diversificação de produtos, gestão dos níveis de inadimplência, maturação de novos clientes capturados no contexto da integração do Grupo BIG e melhor controle de SG&A (despesas comerciais, gerais e administrativas).

O cartão de crédito Sam´s Club apresentou um faturamento de R$ 550 milhões no trimestre, com um crescimento considerável de 79,9% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Já o faturamento dos cartões de crédito Atacadão e Carrefour também cresceram 17% e 7,7%, respectivamente

“O crescimento do Banco Carrefour nos últimos meses, especialmente neste terceiro trimestre, confirma que estamos no caminho certo ao desenvolver estratégias que expandem nosso portfólio de produtos. Nosso intuito é trazer soluções que facilitem e tragam vantagens tangíveis aos clientes para que sejamos cada vez mais essenciais em suas vidas. O aumento no uso dos cartões, especialmente os do Sam’s Club, reforça a importância dos nossos serviços na vida dos clientes. Continuaremos nesse caminho, ajudando os consumidores a realizarem seus sonhos e a adquirirem bens para o dia a dia” , diz o CEO do Banco Carrefour, Felipe Gomes.

No que diz respeito à inadimplência, no terceiro trimestre de 2024 o índice de Over 30 (BACEN) atingiu 14,9% (diminuição de 1.4 p.p em relação ao mesmo período do ano anterior), enquanto o Over 90 (BACEN) também apresentou melhorias, alcançando 12.2% (1.3 ponto percentual a menos do que no 3T23).

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