O Grupo Carrefour Brasil é a primeira empresa do setor de varejo alimentar a lançar uma campanha 360º criada com Inteligência Artificial (IA) Generativa Adobe. A iniciativa foi feita para o Dia das Mães 2024 como forma de avançar na jornada de inovação da companhia. Para isso, a House Carrefour, time interno de marketing, usou a IA Generativa da Adobe – o Adobe Firefly – para elaborar e apresentar uma persona única que se conectava com o público nacional em diversos pontos de contato, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, integrando todo o ecossistema da marca.
O coordenador de marketing inHouse Carrefour, Rafael Ribeiro, explica que tudo foi desenvolvido com softwares que têm a IA Generativa (Adobe Express, Photoshop, Illustrator, entre outros), do key visual (KV) aos materiais de pontos de venda, incluindo um hotsite especial com dicas de presentes, receitas e um cartão de presente pronto para download para que o cliente presenteasse sua mãe. “Por ser ‘omnicanal’, nossa campanha também funcionou como estratégia de marca, reforçando um apelo afetivo entre o usuário final e o Carrefour”, afirma.
Leia mais:
- Carrefour abre loja na Vila Olímpica em Paris
- Grupo Carrefour Brasil investirá mais de R$ 28 milhões em ações na Amazônia
- Carrefour 24 horas: lojas da rede de hipermercados têm horário de atendimento ampliado
Por se tratar de uma iniciativa nova para todo o time Carrefour, um dos primeiros passos foi uma imersão 360º na tecnologia. Nessa fase, a equipe da House passou por um treinamento com a Adobe para entender como aproveitar todo o potencial do Adobe Firefly. Como o objetivo também era retratar a mesma personagem inserida em diversos cenários, esses desdobramentos de imagens exigiram dos profissionais o aperfeiçoamento em comandos de texto bem direcionados.
Ribeiro destaca que outro fator essencial no projeto foi o apoio da área jurídica para orientações sobre a importância de sinalizar ao público sobre o uso de IA na produção das peças, adotando um posicionamento transparente e de confiança junto aos clientes.
“Com esses passos, aprendemos também sobre as responsabilidades legais e o uso ético de IA”, afirma Ribeiro. “Com apoio da Adobe, entendemos que utilizar as ferramentas da empresa nos resguarda criativa e legalmente em nossas campanhas. Passamos a fazer tarefas de forma mais inteligente, práticas, além de automatizar processos de produção, trazendo mais eficiência e agilidade.”
O regional sales manager de Digital Media da Adobe, Rodrigo Arndt, destaca que o apoio dado ao time Carrefour para a execução do projeto é uma etapa muito importante para que a marca continue em sua jornada de inovação com agilidade. “O Adobe Firefly está disponível na web, mas também foi embutido em soluções como o Photoshop, com o objetivo de potencializar a criatividade dos times de marketing e automatizar processos demorados como remoção de fundo e outras edições manuais que consomem o tempo de criativos”, explica.
O futuro do marketing da companhia com a tecnologia
“Quando falo no tema de criar com a IA, gosto de destacar que, aos olhos de leigos, parece algo fácil e rápido, porém é um processo que exige muito conhecimento e expertise dos profissionais de criação. Criar sem objetivo, sim, é mais simples”, afirma Rafael. “Já produzir uma campanha profissional 360º com alcance nacional, que gere resultados de negócios, é um trabalho mais complexo.”
Ribeiro também explica que é necessário levar uma série de fatores em consideração ao usar a tecnologia, em que somente um profissional experiente saberá os pontos de atenção. Para ele, as imagens geradas por IA, para uso profissional sempre necessitam de algum ajuste, correção ou adaptação e esses reparos só podem ser feitos de maneira correta e ética por alguém qualificado.
De acordo com o executivo, com atenção a esses pontos e atualização contínua da equipe, a expectativa é que a IA Generativa faça ainda mais parte da rotina de criação de conteúdo da companhia. “Esta abordagem pioneira não apenas demonstra a capacidade de inovação do Carrefour, mas também reforça o compromisso em oferecer experiências únicas e relevantes para seus clientes”, conclui.