Lojas convertidas em Atacadão já entregam rentabilidade positiva
O Grupo Carrefour Brasil anunciou os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2023, com destaque para as vendas brutas, que totalizaram R$ 28,2 bilhões. O trimestre foi marcado por um cenário de deflação alimentar persistente que impacta as receitas do setor e, mesmo diante desse cenário, o Grupo recorreu à sua experiência para navegar em cenários macroeconômicos desafiadores e proteger sua rentabilidade. Por meio de negociações com fornecedores, implementação de medidas de eficiência operacional e iniciativas de redução de custos, a empresa alcançou margem EBITDA no legado de 7,3% no trimestre (5,7% de margem EBITDA consolidada).
“Com a deflação alimentar pressionando a receita, recorremos à nossa experiência única, negociando com fornecedores, implementando medidas de eficiência e cortando custos para proteger a rentabilidade”, diz CEO do Grupo Carrefour, Stephane Maquaire.
O destaque de crescimento de vendas ficou por conta do canal digital, que apresentou crescimento de GMV total de 49,8% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, atingindo R$ 2,5 bilhões, desempenho impulsionado pelas categorias tanto alimentar quanto não alimentar.
As lojas convertidas do Grupo BIG para a bandeira Atacadão apresentaram um sólido crescimento de vendas com base em mesmas lojas, de mais de 22,2% ano contra ano durante o trimestre e, desde setembro, estão contribuindo positivamente para o EBITDA do segmento de atacarejo, maturando mais rápido do que o esperado do ponto de vista de rentabilidade.
O Grupo Carrefour Brasil continua avançando na captura de sinergias com a aquisição do Grupo BIG e encerrou o terceiro trimestre com um run-rate anual de R$ 1,3 bilhão em sinergias. “Estamos confiantes de que alcançaremos nossas metas de sinergia dentro do prazo anunciado”, reforça Maquaire.
Também no neste período, o Grupo concluiu as inaugurações orgânicas de lojas Atacadão para 2023, sendo 3 novos estabelecimentos Cash & Carry nos estados de São Paulo (2) e Mato Grosso do Sul (1), adicionando um total de 15 novas lojas do Atacadão à rede (incluindo 3 hipermercados Carrefour convertidos), além das lojas convertidas do antigo Grupo BIG. Atualmente o Grupo opera com 1.190 lojas com área total de vendas de 3.326.435 m².
Destaques das unidades de negócios
As vendas brutas em Cash & Carry atingiram R$ 19,7 bilhões, em linha com o mesmo trimestre do ano passado, em um trimestre marcado pela inflação alimentar persistente. O desempenho de vendas resultou de LfL de -2,7% a/a, e crescimento de +2,6% da expansão do Atacadão, com 21 novas lojas Cash & Carry adicionadas à sua rede nos últimos 12 meses, mais as lojas convertidas do Grupo BIG. Como um subconjunto do nosso desempenho LfL, as antigas lojas do Grupo BIG convertidas em lojas Atacadão apresentaram um sólido crescimento LfL de +22,2% durante o trimestre.
O NPS do Cash & Carry melhorou significativamente no 3T 2023 em relação ao ano passado (+8,7 pontos), impulsionado por uma melhor percepção de preços.
O canal digital representou 6,2% das vendas do Atacadão, um aumento significativo na penetração (2,8% no 3º trimestre de 22).
O EBITDA ajustado foi de R$ 1,2 bilhão ou 6,7% das vendas líquidas no período, em linha com o 3T2o22. Excluindo o impacto das lojas convertidas do antigo Grupo BIG, a margem EBITDA recorrente foi de 7,5%, 0,2 p.p. acima do ano passado. Por meio de iniciativas de redução de custos e eficiência, o Atacadão conseguiu neutralizar as pressões negativas do LfL e dos custos inflacionários e preservar a rentabilidade do negócio.
Vale destacar que a rentabilidade das lojas maduras permaneceu forte e em linha com os níveis históricos. As lojas convertidas do antigo Grupo BIG passaram a contribuir positivamente para o EBITDA no final do trimestre, maturando mais rapidamente do que o esperado, do ponto de vista de rentabilidade (breakeven alcançado aproximadamente 3 meses após o término do trabalho de conversão, em vez de o período típico de 6 meses).
Varejo
As vendas brutas do varejo atingiram R$ 7,0 bilhões no 3T 23, -15,3% a/a. A queda nas vendas foi resultado principalmente da redução de 17% na área de vendas, com a conversão de 32 lojas de varejo (27 Hipermercados BIG, 2 Todo Dia e 3 Hipermercados Carrefour) em lojas Atacadão.
O canal digital alimentar do Carrefour Varejo representou 5,5% das vendas totais da unidade de negócio (vs. 5,2% no 3T 22). O segmento não alimentar continuou sua trajetória de crescimento, com o GMV crescendo 26% no trimestre. Este desempenho foi impulsionado tanto pelo 1P, que cresceu 18,0% a/a, quanto pelo 3P, que cresceu 39,8% a/a.
A marca própria do Carrefour mostrou-se ser uma alternativa escolhida pelo consumidor e foi destaque, apresentando crescimento nas vendas do segmento de Varejo, de 21,2% (1,4 p.p. a mais do que no 3T 22).
O EBITDA ajustado foi de R$ 108 milhões, impactado pela desaceleração das vendas, da inflação de custos e do efeito de maturação das lojas convertidas. O EBITDA ajustado do Carrefour Varejo legado atingiu R$ 188 milhões, com margem de 3,7%, impactado principalmente pela desaceleração nas vendas e inflação de custos.
Sam’s Club: +9,3% de crescimento de receita devido ao LfL positivo e à expansão
No terceiro trimestre, as vendas brutas do Sam’s Club atingiram R$ 1,5 bilhão, o que representa um aumento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado por crescimento de vendas em mesmas lojas de mais 2% e pela adição de 5 lojas ao formato nos últimos 12 meses. A companhia continua trabalhando para aumentar sua base de sócios ativos, que cresceu 10,2% a/a em setembro de 2023, acelerando o ritmo ante os trimestres anteriores.
A rentabilidade do segmento manteve-se estável em meio a investimentos contínuos no crescimento futuro. O EBITDA ajustado atingiu R$ 52 milhões no trimestre, ou 3,9% da receita líquida, 0,2 p.p. maior que o EBITDA proforma do 3T 22.