Reafirmando seu compromisso com a economia circular e a logística reversa de embalagens, o Grupo Carrefour Brasil segue investindo em soluções que incentivam o descarte consciente de resíduos. No primeiro trimestre de 2025, a companhia ampliou seu projeto de máquinas inteligentes de coleta de recicláveis, com a instalação de 18 novos equipamentos em unidades das redes Sam’s Club e Carrefour, totalizando 38 máquinas em operação distribuídas por 9 cidades e 4 estados. A expansão conta com a chegada de importantes parceiros como Grupo HEINEKEN e Coca-Cola Femsa, que se unem à iniciativa já apoiada por marcas como Colgate.
O projeto integra a estratégia de sustentabilidade do Grupo, voltada a Proteção ao Planeta e Biodiversidade, que promove, dentre diversas iniciativas, o desenvolvimento de programas de logística reversa para engajar os consumidores na gestão de resíduos, facilitando o acesso a pontos de reciclagem e promovendo práticas mais responsáveis. Em 2024, as iniciativas de logística reversa do Grupo arrecadaram mais de 120 toneladas de embalagens pós-consumo.
Leia também:
- Carrefour Brasil adere a programa para fortalecer a pecuária sustentável no Pará
- Assembleia do Carrefour Brasil aprova proposta para fechar capital
A ampliação do modelo de máquinas visa tornar o processo de reciclagem mais acessível e atrativo ao público, aumentando o engajamento e o impacto positivo gerado. Somente em 2024, o projeto arrecadou mais de 27 toneladas de materiais recicláveis por meio dessas máquinas. Com a expansão, a meta para 2025 é atingir 50 toneladas coletadas, o que representa um crescimento de quase 100% em relação ao ano anterior e um total estimado de 140 toneladas, considerando todas as frentes do programa de logística reversa.
Todo o material coletado da iniciativa das máquinas é destinado a recicladores certificados, assegurando o reaproveitamento adequado dos resíduos. A operação logística e a gestão das máquinas são realizadas em parceria com as empresas Triciclo Ambipar e Ecoloop.
Além do impacto ambiental positivo, os consumidores que participam da iniciativa recebem benefícios como descontos em produtos e serviços, créditos no cartão de transporte e até mesmo transferências via PIX, incentivando ainda mais a adesão à prática de reciclagem.
Como líder do varejo no Brasil, o Grupo Carrefour Brasil entende seu papel na construção de um futuro mais sustentável. “Nosso objetivo é facilitar o acesso à reciclagem e conscientizar os consumidores sobre a importância da economia circular. Com essas máquinas, reforçamos nosso compromisso com a agenda ESG e incentivamos hábitos mais responsáveis”, destaca a diretora sênior de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Susy Yoshimura.
“Incentivar a mudança de hábitos dos consumidores no que diz respeito ao descarte correto de resíduos é um dos nossos principais objetivos em iniciativas como essa. Acreditamos que projetos de logística reversa, quando associados a benefícios para os participantes, não só impulsionam a economia circular, mas também ajudam a reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado. Nossos resultados mostram que, ao transformar a reciclagem em valor social e ambiental, conseguimos gerar benefícios concretos para as comunidades e para aqueles que adotam práticas mais sustentáveis no seu dia a dia”, afirma a diretora de sustentabilidade do Grupo HEINEKEN, Ligia Camargo. Segundo ela, a colaboração entre grandes empresas em prol de soluções sustentáveis amplia o impacto dessas iniciativas, promovendo mudanças significativas ao longo de toda a cadeia produtiva e contribuindo para a construção de um futuro mais responsável.
Para o diretor comercial Key Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil, Guilherme Façanha, a participação no projeto é mais um passo para inspirar boas práticas. “A economia circular é um dos pilares prioritários do nosso negócio, e é muito gratificante quando podemos atuar nessa frente junto a parceiros tão fortes. A ampliação dessa rede de gestão de resíduos tem um impacto muito importante na conscientização sobre o tema e na construção de um futuro mais sustentável”, comenta o executivo.
Após a implementação das máquinas de reciclagem, milhares de consumidores já aderiram à iniciativa, gerando impactos positivos na destinação correta de resíduos. “Estamos cientes do nosso papel como agentes de mudança e queremos cada vez mais nos consolidar como um dos principais aliados da causa ambiental no país, reforçando nossa missão de transformar o varejo por meio de práticas mais responsáveis e alinhadas às demandas da sociedade”, finaliza Susy Yoshimura, do Grupo Carrefour Brasil.