No dia 2 de outubro, o Grupo Bahamas foi premiado na categoria Diamante do Prêmio Melhor Ar, iniciativa da FETCEMG (Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais) que reconhece empresas comprometidas com a sustentabilidade no setor de transporte de cargas. A premiação é resultado da participação ativa no Programa Despoluir, voltado à redução das emissões de poluentes por veículos movidos a diesel.
Esta é a nona vez que o Grupo Bahamas recebe o prêmio. Segundo Gustavo Suzano, gerente de Transporte, a criação da categoria Diamante nos últimos anos tornou a conquista ainda mais significativa: “Ficamos muito felizes em atingir resultados tão expressivos, nos colocando ao lado de transportadoras de grande relevância no cenário nacional em relação aos cuidados ambientais”.
O reconhecimento é fruto de uma política contínua de manutenção da frota, que sempre foi prioridade para o Grupo Bahamas: “Nosso objetivo é manter a frota no melhor estado possível para que nossos motoristas tenham a segurança para desempenharem suas funções. Isso é fundamental, pois um veículo com a manutenção em dia também polui menos, nos fazendo atingir os índices necessários para sermos classificados na categoria diamante”
O sentimento de orgulho também é compartilhado por quem vive a operação no dia a dia. João Rodrigues, encarregado de Transporte, reforça o impacto coletivo da conquista: “É importante para nós, como empresa, saber que estamos caminhando juntos para um ambiente saudável para todos. Para mim, como parte dessa engrenagem, é muito gratificante saber que, desde o primeiro teste que fizemos, sempre alcançamos índices positivos. A cada ano, aperfeiçoamos ainda mais” E conclui: “Por termos alcançado o nível Diamante, chegamos próximos dos 100%. Não devemos lutar apenas para sermos vistos como uma empresa que mantém sua frota dentro dos padrões de exigência, mas sim como uma empresa de excelência na modalidade a que se propôs”.
A conquista reforça o compromisso ambiental do Grupo Bahamas, que realizou aferições em sua frota de mais de 100 veículos, alcançando elevados índices de conformidade nos testes de opacidade — que avaliam a emissão de fumaça preta, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ar.