Home SeçõesConsumidor Grupo Asun celebra 60 anos com campanha especial

Grupo Asun celebra 60 anos com campanha especial

Unindo tradição e inovação, rede gaúcha já alcançou a marca de 40 lojas espalhadas pelo estado

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

A campanha de aniversário de 60 anos do Grupo Asun contará com diversas premiações e ofertas especiais. Do dia 29 de agosto a 22 de setembro, ocorrerão sorteios de um carro e duas motos, além de 60 vales compras de até R$ 500,00 para clientes do Clube Asun. A divulgação terá o apoio de TV, rádio, jornal, anúncios online, material nas lojas e a participação de influencers parceiros para garantir um alcance ainda maior. O objetivo é engajar os clientes e celebrar a data com prêmios e promoções.

Para participar, os clientes precisam ser maiores de 18 anos e ter cadastro finalizado no Clube Asun. A cada R$ 150,00 em compras identificadas no programa, será gerado um número da sorte. Além disso, a compra de produtos selecionados também aumenta as chances de participação. Os prêmios instantâneos serão distribuídos na hora da compra, por meio de cupons impressos, e prêmios maiores serão sorteados via loteria federal.

Jornada

Foi a partir da Guerra Civil Espanhola que a história de um dos maiores supermercados do Rio Grande do Sul teve início. Em 1960, Asunción Romacho Garcia Ortiz, imigrante espanhola, chegou ao Brasil junto com seu marido Ernesto e seus três filhos — Ernesto, Antonio e José. Quatro anos depois, junto à casa da família no bairro Cavalhada, em Porto Alegre, Ernesto instalou um armazém e o batizou de Asun em homenagem à esposa.

No verão de 1975, a família deixou Porto Alegre rumo a Quintão, no litoral gaúcho, onde Ernesto adquiriu terrenos e estabeleceu seu mercado. A família se dividia com os três irmãos na operação, o pai dirigindo, fazendo as compras e a logística das mercadorias, enquanto Asunción ficava no controle do caixa. A praia não tinha energia elétrica, portanto, soluções improvisadas, como lampiões para iluminação e isopores para conservar perecíveis, eram necessárias. Dez anos depois, em 1985, Asunción e sua família retornaram à capital com a abertura de uma padaria. Em 1990, Antonio Ortiz assumiu a liderança das operações e atualmente é o presidente do Grupo Asun.

Hoje, a rede supermercadista, que completa 60 anos de história em setembro, é a sétima maior do estado, conforme o ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS). Em 2023, o Grupo Asun alcançou um faturamento de R$ 1,4 bilhão e quer chegar a R$ 1,6 bilhão em 2024, mantendo 40 lojas distribuídas pela Serra, Região Metropolitana, interior e litoral do estado.

A empresa registra um crescimento consistente. Entre 2022 e 2024, o Grupo Asun apontou um crescimento anual de 23% no acumulado de vendas e 9% no aumento de clientes. “Esse progresso reflete nosso esforço contínuo e compromisso em oferecer excelência em todas as nossas lojas”, destaca o presidente Antonio Ortiz.

Com mais de quatro mil funcionários, o Asun contribui significativamente para a geração de empregos no estado. Além disso, a empresa também atua no setor de atacarejo com a marca Leve Mais Atacado, que representa 20% dos resultados da companhia.

Com um legado sólido e uma visão voltada para o futuro, o Grupo Asun continua a expandir sua presença e a oferecer um atendimento de excelência. A abertura da loja conceito no Pontal Shopping, que proporciona uma experiência de compra inovadora, é um exemplo dessa abordagem. Ao mesmo tempo, o grupo mantém a fidelidade aos valores que iniciaram há seis décadas. “Somos especializados em supermercados e mantemos o espírito de servir, que marcou a nossa história”, afirma Ortiz.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada