Transação reforça o posicionamento da companhia em proporcionar cada vez mais alternativas de alimentação prática, saudável e sustentável
A Grano, líder nacional na produção e comercialização de vegetais congelados, concluiu a aquisição da Mr. Veggy, pioneira na fabricação de alimentos à base de plantas. Com isso, a Grano dá mais um passo em sua estratégia de diversificação do portfólio, posicionando-se como a melhor opção de empresa especializada em produtos plant-based para o food service e para o varejo, informa a empresa.
Fundada em 2004, a Mr. Veggy é referência em congelados plant-based e conquistou, em 2021, o Tof Of Mind (30%) no segmento dos hambúrgueres/carnes, segundo a MindMiners. Os hambúrgueres vegetais, coxinha de jaca e o quibe de abóbora são os itens mais relevantes do portfólio, que cresce a cada ano.
Segundo Mariana Falcão, fundadora da Mr. Veggy, o negócio surgiu por meio da vontade de contribuir com alternativas práticas, naturais e saudáveis aos consumidores que buscam reduzir o consumo de alimentos à base de carne. A empresária está na lista da Forbes entre as 50 mulheres latinas que estão inovando para alimentar o mundo de maneira sustentável e deliciosa (setembro de 2021) e como uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro (outubro de 2021).
Com o ingresso no portfólio da Grano, que já atua nacionalmente por meio de canais de distribuição diversos e uma operação extensa estruturada, a Mr. Veggy amplia seu potencial de escalabilidade. “Queremos nos associar às novas plataformas de alimentação saudável, ampliando a oferta de produtos com qualidade e preço para o food service e B2C, utilizando nossa liderança relevante no setor para impulsionar ainda mais a evolução da Mr. Veggy. A Grano busca manter sua liderança na produção e comercialização de vegetais congelados”, declara Fernando Giansante, CEO da Grano.
Atualmente a empresa comercializa mais de 200 variações de vegetais entre os monoprodutos e suas combinações. Os brócolis congelados, classificados na categoria de Super Food, e os mixes de vegetais, pela praticidade e sabor, são os líderes. Entre os lançamentos mais recentes estão o alho inteiro e picado congelado, além do arroz de couve-flor, um substituto para o carboidrato com baixo valor glicêmico, que passou a ser muito procurado e utilizado nos menus pelo food service.
André Magnavita, diretor comercial e de Marketing da Grano, reforça que a companhia sempre apostou na saudabilidade como vetor de crescimento. “Nós sempre trabalhamos em prol da saúde e sentimos, nesse período pós-pandêmico, a crescente busca por alimentos funcionais que entreguem nutrição, aumentem a imunidade, o valor protéico e que ajudem o corpo a trabalhar melhor. É isso o que a Grano faz, produz alimentos minimamente processados que entregam saudabilidade de uma forma prática, valorizando o que a natureza criou”, conclui com a mensagem central da empresa.
O mercado global de alimentos veganos deve saltar de US 19,7 bilhões, registrados em 2020, para US$ 36,3 bilhões até 2030, superando a taxa de crescimento anual da indústria. Nesse cenário, a Grano prevê o crescimento de 30% em 2022, com a aquisição da Mr. Veggy.
O objetivo da empresa é se associar às novas plataformas de alimentação saudável, além da Mr. Veggy, ampliando a oferta de produtos com qualidade e preço acessível para o food service e para o consumidor final.