Por Renato Müller
Os supermercados americanos perceberam que a oferta de alimentos prontos para consumo (o chamado “grab and go”) é um driver importante de fidelização, recorrência e atendimento a uma necessidade dos consumidores. Nos EUA, passar na loja de conveniência para pegar algo e comer no caminho para casa ou trabalho é parte da cultura local – e o setor de foodservice já tinha ampliado suas ofertas nesse sentido. Agora é a vez dos supermercados.
Não que as lojas do setor só tenham entrado nessa arena agora – mas um novo grau de sofisticação passou a fazer parte da oferta dos supermercados. Entre as empresas que estão liderando essa tendência está a Cingari Family Markets, do estado de Connecticut, que criou um programa de “grab and go” que suplementa o que está disponível para os clientes na padaria e na deli das lojas. Com entradas, pratos principais e acompanhamentos, a empresa está customizando a oferta para clientes de 12 lojas da bandeira ShopRite na região.
Nas lojas, a Cingari acrescentou variações premium de sanduíches, usando, por exemplo, prosciutto em vez de presunto cozido. Para a empresa, ter itens diferentes no menu atende a uma tendência crescente desde a pandemia, com pratos mais premium e oferta de culinárias internacionais. Com mais pessoas fazendo trabalho híbrido ou voltando 100% aos escritórios, o hábito de comer algo mais caprichado se mantém – o que abre oportunidades para os supermercados.
E há um outro ponto importante: a oferta de alimentos para pessoas com restrições na dieta, como itens sem glúten, vegetarianos e/ou veganos, tem crescido forte nos últimos anos. “Precisamos ter todas as categorias e atender toda necessidade dos consumidores, para que eles nos vejam como um porto seguro e um local de confiança”, afirma o Chef Executivo da varejista, David Cingari.