Início » Seção » GPA: Rafael Russowsky é o novo diretor-presidente interino

GPA: Rafael Russowsky é o novo diretor-presidente interino

Executivo passa a acumular as funções de diretor Financeiro e de Relações com Investidores

De Redação SuperHiper
0 Comentários

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) formalizou ao mercado sua troca de comando por meio de fato relevante divulgado nesta quarta-feira (22). Segundo o comunicado oficial da companhia, Marcelo Pimentel formalizou seu pedido de renúncia dos cargos de diretor-presidente e de integrante do Conselho de Administração. Em seu lugar, foi eleito como diretor-presidente interino Rafael Russowsky, que passa a acumular as funções de diretor Financeiro e de Relações com Investidores.

Ontem, 21 de outubro, Décio Chaves Rodrigues também apresentou carta de renúncia ao seu cargo de membro suplente do Conselho Fiscal. Contudo, segundo comunicado ao mercado, “o funcionamento do Conselho Fiscal não será prejudicado, mantendo-se o seu respectivo titular em exercício.”

Essa não é a primeira mudança expressiva na cúpula do GPA em 2025, cujo board tem passado por alterações ao longo deste ano. No dia 10 de outubro, o empresário André Coelho Diniz foi eleito, por unanimidade, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Já a vice-presidência do colegiado passou a ser ocupada por Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho.

O novo presidente do Conselho faz parte da família Coelho Diniz, que passou a ser a maior acionista do GPA. Em setembro, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a venda de parte do GPA ao Grupo Coelho Diniz, que, além de André Luiz Coelho Diniz, reúne os empresários Alex Sandro Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz e Helton Coelho Diniz. Apesar da coincidência no sobrenome, não há parentesco com o antigo controlador do GPA, Abilio Diniz, falecido no ano passado.

A operação se refere à aquisição de participação societária na Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), a sociedade-mãe do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Com isso, a família Coelho Diniz
passou a ser titular de 24,5% das ações da CBD, superando o Grupo Casino, que possui 22,5% das ações do GPA. Isso levou a área técnica do Cade a inferir que o Grupo Coelho Diniz passará a deter controle sobre o GPA, ainda que de forma compartilhada.

Em agosto, acionistas da família Coelho Diniz pediram a convocação de uma assembleia para tratar da destituição integral do Conselho de Administração e da eleição de novos integrantes para o colegiado do Grupo Pão de Açúcar. Segundo comunicado divulgado pela companhia ao mercado, o objetivo das mudanças era buscar uma representatividade no conselho proporcional à atual participação acionária do grupo familiar.

Clique aqui e confira a íntegra do fato relevante.

Leia Também