O Grupo Pão de Açúcar (GPA) protocolou na sexta-feira (18) o Formulário 15F para cancelamento do registro junto à Securities and Exchange Commission (SEC), autoridade reguladora do mercado de capitais dos Estados Unidos.
Segundo comunicado divulgado ao mercado, na quinta-feira (17), o cancelamento de registro dos ADSs (sigla para American Depositary Share, isto é, títulos que representam ações de empresas estrangeiras, principalmente não estadunidenses, e que são negociados nas bolsas de valores de lá) junto à SEC e a deslistagem da NYSE (Bolsa de Valores de Nova York) integram o processo de redução de custos associados à manutenção deste programa, assim como a simplificação envolvendo relatórios e o cumprimento de obrigações periódicas por parte da empresa.
Com o cancelamento, tais obrigações serão suspensas imediatamente e, salvo manifestação contraria por parte da SEC, vão se encerrar definitivamente, após o prazo de 90 dias. A varejista ressalta que, nos últimos 12 meses, a negociação dos ADSs representou, aproximadamente, apenas 0,3% do Volume Médio Diário de Negociações (ADTV, na sigla em inglês) em relação ao volume global da companhia.
No entanto, as ações ordinárias do GPA permanecerão listadas e negociadas na B3 S.A. (Brasil, Bolsa, Balcão), no segmento do novo mercado. Esse segue como o principal mercado de negociação dos valores mobiliários da companhia.
Mudança acionária
Na quarta-feira (16), o GPA informou ao mercado, também por meio de comunicado, que a participação direta e indireta do acionista Rafael Ferri atingiu 5,28% do total de ações ordinárias de emissão da empresa. “Tal participação, somada a instrumentos financeiros derivativos de liquidação física de sua titularidade, com exposição equivalente a 0,58% do total de ações ordinárias de emissão da companhia, totaliza o percentual de 5,86%”, acrescentou o GPA no documento.
Confira, a seguir, a íntegra dos comunicados divulgados ao mercado pelo GPA:
Fonte: InfoMoney